NOVO NORMAL: Guarabira permanece na bandeira amarela e Estado altera normas sobre academias, bares e restaurantes.

O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, divulgou no último dia 8 de agosto, a quinta avaliação do programa “Novo Normal PB” que classifica a cidade de Guarabira em bandeira amarela, como nas avaliações anteriores.

Com a avaliação podem funcionar, além dos serviços essenciais, hotéis, pousadas, comércio, shopping e serviços em geral; além das escolinhas de esporte sem contato físico (como a natação e o tênis, por exemplo), cumprindo os protocolos de biossegurança estabelecidos pelos órgãos sanitários.

A partir desta nova etapa, a Secretaria Estadual de Saúde fez alterações nas classificações de riscos das atividades permitindo o funcionamento de bares, restaurantes e academias nos municípios que possuem a bandeira amarela, devendo adotar os protocolos estabelecidos pelo Governo.

A SES recomendou ainda que as atividades educacionais de forma presencial não sejam retomadas nesse momento. A recomendação vale também aos municípios mesmo com a bandeira verde, a mais flexível das classificações. No nível superior, somente os cursos da área de saúde, em fase de conclusão (últimos 4 semestres do cursos de medicina e últimos 2 semestres dos demais cursos), podem retornar suas atividades cumprindo normas sanitárias.

O plano de bandeiras indicativas foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e pela Controladoria Geral do Estado e é baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.