Trabalhadores participam de ação preventiva da Secretaria de Saúde em referência a Campanha Novembro Azul

291120131008A condução das palestras ficou por conta das equipes das unidades do PSF, dos bairros do Mutirão, Rosário, Areia Branca e Conjunto Osmar de Aquino

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Saúde, realizou entre esta quinta e sexta-feira (28-29/11) uma palestra educativa para trabalhadores de diversos centros de produção do município, como a Multiplast, no bairro do Mutirão, e a fábrica de rações e o abatedouro, ambas da Guaraves, bem como aos policiais militares, no auditório do quartel do 4º BPM.

Esta ação faz parte da Campanha Mundial de Conscientização Novembro Azul, que vem em prosseguimento ao Outubro Rosa, dedicado às mulheres. Nesse mês, as atenções de voltam aos homens, que recebem informações acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

A condução das palestras ficou por conta das equipes das unidades do PSF, dos bairros do Mutirão, Rosário e Conjunto Osmar de Aquino. Fernanda Macedo, coordenadora do Núcleo de Atenção Básica do município, acompanhou a palestra dada para os 50 trabalhadores no Mutirão e ressaltou a importância de realizar ações como essa, e que a informação é a melhor forma de combater a todas as doenças e que o câncer de prótasta, quanto mais cedo for diagnosticado, melhor será tratado e eliminado.

O Dr. Tércio Cavalcante, que palestrou na fábrica de ração da Guaraves, afirmou que momentos como esse são mais eficazes do que horas de atendimento em consultórios particulares. O SubCmt Maj. Givaldo agradeceu a iniciativa da Prefeitura em conceder aos policiais esta pelestra, mostrando como o batalhão deve tomar os devidos cuidados com a saúde, já que exercem o ofício de cuidarem da segurança da população.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer na próstata é a segunda causa de morte entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. De acordo com a Sociedade de Urologia, são 60 mil novos casos por ano, sendo que 20 mil homens morrem por conta da doença. A expectativa da instituição é de que um a cada seis terá esse câncer e que um a cada 36 morrerá em decorrência da doença.

CLIQUE AQUI e confira mais imagens desta ação.