Orçamento Participativo: prefeitura disponibiliza plataforma para participação da população na LOA 2020

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Planejamento do município, disponibilizou uma plataforma de interação para levar a população guarabirense o direito à cidadania em promover a gestão compartilhada de planejamento e diretrizes no exercício financeiro de 2020.

O Orçamento Popular Participativo foi implementado pela Lei Municipal nº 1.028/2013 e tem por objetivo incentivar as pessoas a se envolverem na política pública municipal, acompanhando a gestão e promovendo discussões e soluções.

“Este ano, diferente dos demais, está sendo testado a forma de questionário virtual. Sabemos que o mundo hoje é tecnológico, e evitando a evasão de pessoas em plenários e gastos ao erário com plenárias, foi estudado a forma de uma participação mais efetiva da população se dando através do meio digital.”, enfatizou o secretário de planejamento em exercício e chefe de gabinete, Aguiberto Lira.

Aguiberto ainda ressaltou que nas edições do projeto “Prefeitura na comunidade” serão realizadas mini-plenárias com os moradores locais onde discutirão as metas e prioridades no orçamento para cada bairro.

A Comunidade pode encaminhar ainda suas demandas oferecendo sugestões na sede da secretaria, localizada no Paço Municipal.

As opiniões, sugestões e preenchimento do formulário virtual da OPP estão válidas até o dia 30 de julho quando encerra o prazo para inclusão de propostas orçamentárias para a elaboração da LOA 2020, prevista pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Acesse a página em: guarabira.pb.gov.br/opp