Palestras, conscientização e Ciranda da Saúde e Cidadania fazem parte do Outubro Rosa em Guarabira

Campanha que foi aberta no último dia 1º de outubro se estende até o próximo dia 31 com sorteios de brindes no Teatro Geraldo Alverga.

03Com o tema “Mulher que se ama, se cuida”, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Guarabira, por meio da Coordenadoria de Atenção Básica em Saúde – deu por aberta, no último dia 1º de outubro, a campanha do “Outubro Rosa”, mês dedicado, de forma especial à saúde da mulher. Dentro da programação -que se estende até o próximo dia 31 de outubro- foram pactuadas ações que serão desenvolvidas durante todo o mês. O cronograma de comemoração alusiva teve início pelas Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural do município, com o objetivo de intensificar ações preventivas ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero, dentro outras ações educativas relacionadas à saúde da mulher.

Na tarde de terça-feira (14/10) as comemorações deram prosseguimento, do mesmo modo, com a realização de uma roda de conversa com mulheres, onde se tratou de assuntos pertinentes a conscientização da importância de toda mulher se submeter aos exames de mamografia e citológico regularmente. A palestra ocorreu no auditório da sede da Secretaria de Saúde.

Nesta quarta-feira (16/10), a partir das 08h30m acontece uma homenagem às mulheres promovida pela SMS em parceria com o Banco Santader – Agência Guarabira. O evento será realizado no Centro de Referência da Mulher e da Criança, em dia de atendimento ginecológico. O ambiente será decorado tematicamente, relacionado ao Outubro Rosa, com a promoção de lanches festivos para as participantes.

Já nesse domingo (19/10) será realizada a 14ª Ciranda da Saúde e Cidadania. Com o tema “Ciranda Rosa”, a ação em saúde e cidadania acontece no Centro de Reabilitação Maria Moura, localizado na Rua Prefeito Manoel Lordão, Centro. Onde serão oferecidos os seguintes serviços: consultas ginecológicas e com clínico geral, exame citológico de colo do útero, mamografia (serviço volante), verificação de pressão arterial, orientação de saúde bucal, ações educativas com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e outros profissionais de saúde, participação do CAPS AD e do CAPS II.

E, ainda, na ciranda serão oferecidos serviços de manicure e corte de cabelo, confecção de cartões do SUS e do Bolsa Família, atendimento jurídico, além do oferecimento de lanche saudável com os participantes.

O prefeito Zenóbio Toscano, o secretário de Saúde Wellington Oliveira e a coordenadora de Atenção Básica Fernanda Macedo estão intensificando as suas agendas, com a preocupação de se fazerem presentes em todos os movimentos relacionados ao Outubro Rosa no município.

As comemorações do Outubro Rosa em Guarabira encerram-se no próximo dia 31/10 com evento dedicado às mulheres no Teatro Geraldo Alverga Cabral, a partir das 18h, com sorteio de vários brindes.

01