População tem poder de decisão do orçamento durante plenária do OPP

DSCF8069

Terceira reunião envolveu moradores do Bairro do Juá e Conjunto Nossa Senhora Aparecida

Aconteceu na noite desta terça-feira (18) mais uma etapa do Orçamento Popular Participativo – OPP na Associação de Moradores do Bairro do Juá, e que abrangeu também o Conjunto Nossa Senhora Aparecida. Vários moradores das duas localidades tiveram durante a plenária o poder garantido pela constituição de opinar sobre como o orçamento da Prefeitura deve ser investido em 2015.

Na oportunidade a população pôde expressar sua satisfação em ter sido atendida em vários pleitos feitos para o orçamento 2014 ainda dentro de 2013, como a melhoria na coleta de lixo com a ampliação dos dias de coletagem, limpeza periódica do Canal, dentre outros.

Entre os principais pedidos feitos pelos moradores para o orçamento de 2015 estiveram a implantação de uma praça de lazer e esportes, moradias populares, segurança através de câmeras, viabilização de mais vias de acesso ao Conjunto Nsa. Sra. Aparecida, atendimento por mais agentes de saúde, e outros.

Além do prefeito Zenóbio Toscano e da secretária de Planejamento Márcia Amaral, estiveram presentes juntos às comunidades o vice-prefeito Zé do Empenho, os vereadores José Costa da Silva, Marcos de Enoque e Armando Mallaguty, assim como os secretários Toni Alves (Administração), Elias Asfora (Ação Social), Robério Arnaud (Indústria e Comércio), Alcides Camilo (SUMASA), André Filho (Cultura), Aguiberto Lira (Gabinete do prefeito) e Wellington Oliveira (Saúde).

O secretário Robério Arnaud anunciou que a administração está buscando implantar na mesma Associação de Moradores do Juá cursos profissionalizantes, e que, além disso, estará abrindo brevemente cursos em parceria com o SENAI no antigo Colégio Paulo VI.

Já o responsável pela SUMASA, Alcides Camilo, destacou que junto a tradicional limpeza dos logradouros, a administração municipal também implantou a identificação das ruas no Nsa. Sra. Aparecida, e que está acionando os Correios através do Ministério Público para que a empresa passe a cumprir sua parte e entregar as correspondências nas residências. A próxima meta é cuidar do paisagismo das margens do canal com plantação de mudas.

Já ao usar da palavra o secretário de Saúde, Wellington Oliveira afirmou que estará otimizando a questão dos agentes de saúde solicitada por uma das moradoras, destacou a presença dos médicos nos postos de saúde, e que a Unidade Básica de Saúde (UBSF) do Juá está sendo reformada. Oliveira também lembrou que está sendo feita uma academia de saúde nas margens do Canal, e que o atendimento na Policlínica, que é localizada próxima às duas localidades, está ampliado os serviços e disponível, inclusive, nos sábados e domingos.

DSCF8102O prefeito Zenóbio Toscano esclareceu que todas as ruas do Conjunto Nossa Senhora Aparecida serão calçadas em breve, visto que a licitação para as obras será feita nos próximos dias. O gestor frisou vários benefícios que estão sendo feitos nas duas localidades e adjacências, como a doação de terrenos para os militares, assim como para a construção das sedes da Justiça Eleitoral, SEBRAE e CREAS, às margens do Canal do Juá, e que, como consequência, irá valorizar os ambientes e casas nas proximidades.

Outro ponto citado pelo prefeito foi o processo de criação de um projeto de estrada que interligará as rodovias PB 057 e 073, e que contará com acesso ao Conj, Nsa. Sra. Aparecida.

Zenóbio explicou que está firmando parceria com a CAGEPA para solucionar o problema dos esgotos que vão parar no Canal do Juá. Conforme o mesmo, a Prefeitura fará um levantamento das casas que não tem ligação com o esgotamento sanitário das ruas, e intermediar junto a CAGEPA as ligações.