Prefeito parabeniza a Diocese de Guarabira pelos seus 40 anos

A história da Diocese de Guarabira se confunde com a de muitos devotos guarabirenses; é uma história de fé, de missão e de evangelização, de coragem para levar o evangelho e a boa nova à todos os que necessitam da palavra de Deus.

Não tem como pensar na Diocese de Guarabira sem lembrar o nosso saudoso Dom Marcelo, o dom da Ternura, que elevou a Igreja de Guarabira em uma igreja de caridade e missão. Registro também minha lembrança aos Padres Celestino, Pe. Cristiano, Mons. Emiliano de Cristo, grandes entusiastas desta Diocese, e minha saudação especial aos Padres Geraldo, Mons. Luís Pescarmona e o Mons. Nicodemos, grandes colaboradores dessa história. E aos nossos Bispos Dom Antônio Muniz e Dom Francisco Lucena, que por aqui deixaram seu legado de evangelização.

Tenho certeza que a significação desta data é muito importante para todos os católicos do Brejo da Paraíba que participam de seus grupos, suas pastorais, reconhecem a grande missão e evangelização proposta nesses 40 anos de história plantada com muito amor e dedicação.

Por fim, parabenizo a todos os padres, seminaristas, religiosos e religiosas, todos os diocesanos na pessoa do nosso querido Bispo Dom Aldemiro Sena, que nos enche de alegria e sabedoria da palavra divina. Longa vida e missão à nossa querida Diocese de Nossa Senhora da Luz

Marcus Diôgo de Lima

Prefeito de Guarabira

DIOCESE DE GUARABIRA

A Diocese de Guarabira foi criada pelo Papa João Paulo II através da Bula “Cum Exoptaret”, no dia 11 de outubro de 1980, desmembrada da Arquidiocese de João Pessoa (Paraíba), da qual era Região Episcopal desde 1976, e instalada como Diocese no dia 27 de dezembro de 1981.

Pela Diocese passaram quatro bispos: Dom Marcelo Pinto Carvalheira (27.12.1981 a 14.01.1996 – nomeado Arcebispo de João Pessoa/PB); Dom Frei Antônio Muniz Fernandes O.Carm. (07.06.1998 a 02.02.2007 – nomeado Arcebispo de Maceió/AL); Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena (31.08.2008 a 18.07.2016 – nomeado Bispo de Nazaré da Mata/PE) e Dom Aldemiro Sena dos Santos, no cargo desde 02.02.2018.

A Sé Episcopal está na cidade de Guarabira, na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Luz, no centro da cidade. A festa da padroeira diocesana e também da cidade de Guarabira é celebrada no dia 2 de fevereiro. A Dedicação da Catedral celebra-se em 11 de outubro.

Fonte: PASCOM/Anuário CNBB