Prefeito Zenóbio acompanha mapeamento de pontos em Guarabira pertencentes à União

DSC01231Antigos posto do Ibama na saída para Pilõezinhos e estação ferroviária na Esplanada podem ser doados à Prefeitura

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, recebeu nesta quinta-feira (08/08) a presença de representantes de instituições federais, a exemplo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).

Durante a manhã, o gestor juntamente com o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Alcides Camilo, o analista ambiental e o técnico administrativo do Ibama, Leonildo Ferreira e Marcos Trigueiro, fizeram um mapeamento de uma área pertencente ao referido Instituto, localizado nas proximidades da Vila Pe. Cícero, no trecho que liga Guarabira ao município de Pilõezinhos.

De acordo com Alcides, esta visita faz parte de um processo onde o prefeito, desde janeiro desse ano, visitou o local e protocolou uma solicitação ao Ministério do Meio Ambiente para que esta área, desabitada há cerca de dez anos, fosse doada para a Prefeitura. Vale lembrar que esta área já pertencia a Guarabira antes de ter sido doada pelo então prefeito Osmar de Aquino ao Ibama, na década de 50.

DSC01245A pretensão de Zenóbio é usar este espaço para a realização de atividades educacionais e ecológicas, tanto para as escolas municipais quanto para as universidades estaduais e federais, através de parceria. Além disto, poderá ser implantada neste local uma escola técnica ambiental.

No turno da tarde, o prefeito acompanhou a visita de Daniella Bandeira, superintendente do patrimônio da União, juntamente com o assessor jurídico Eduardo Brindeiro, ao território onde funcionava a antiga estação ferroviária federal, no bairro da Esplanada. A finalidade desta vistoria se dá pela possível viabilização desta área à Prefeitura.

De acordo com Zenóbio, com este território sob a propriedade da Prefeitura, é preferida a ideia da construção de uma ampla praça de lazer, com áreas esportivas, pista pra caminhada, além da implantação de uma creche.