Prefeito Zenóbio e primeira-dama Léa Toscano prestigiam missa de 10 anos do Santuário de Frei Damião

2O prefeito Zenóbio Toscano e a primeira dama e deputada estadual Léa Toscano prestigiaram a missa em comemoração aos 10 anos de inauguração do Santuário de Frei Damião, que aconteceu às 10h da manhã deste domingo (21) no átrio do memorial.

Presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, a missa também contou com a presença do Monsenhor José Nicodemos, idealizador do memorial; e dos frades da Ordem dos Capuchinhos, da qual fazia parte Frei Damião, e que são responsáveis pela administração do local.

Ao fazer uso da palavra monsenhor Nicodemos rememorou a sua intenção de homenagear Frei Damião após a vinda do mesmo no ano de 1995 à Guarabira, vontade que cresceu mais após a morte do capuchinho, quando em 1999 surgiu a idea da construção de uma estátua na Serra da Jurema, que pode ser vista de toda a região, e que para se tornar realidade contou com a importante contribuição do casal Zenóbio e Léa Toscano.

Já o prefeito Zenóbio recordou sua infância e as passagens de Frei Damião em Guarabira, ressaltando o fato que desde aquela época o frade já era muito amado pelos guarabirenses e brejeiros. E quando a ideia da construção do memorial lhe foi apresentada logo foi acatada. O gestor lembrou as dificuldades do processo de construção da estátua feita com recursos próprios da Prefeitura e da contribuição do então senador Ronaldo Cunha Lima para as obras de calçamento dos acessos, e do então governador do estado, Cássio Cunha Lima, para a iluminação do local.

Com aproximadamente 34 metros de altura o memorial atrai turistas de vários locais e é a 3º maior estatua católica do brasil, perdendo somente para o Cristo Redentor e pro Alto de Santa Rita de Cássia, a maior estátua da América e a maior estátua católica do mundo.

Apesar de cedido à Diocese, a atual administração tem colaborado constantemente com o local, a exemplo de limpeza da estátua e o apoio nas romarias.