Prefeito Zenóbio participa de abertura dos trabalhos na Câmara e anuncia posse de mais 179 aprovados no concurso público

DSC02438Acompanhado do vice-prefeito Zé do Empenho, o Prefeito Zenóbio Toscano participou na tarde dessa terça-feira (4) da abertura dos trabalhos legislativos de 2014 da Câmara Municipal de Guarabira. Na ocasião o chefe maior do executivo municipal fez um balanço das ações concretizadas em 2013 e também falou das obras que irão melhorar a qualidade de vida do povo guarabirense, com recursos assegurados e previsão para iniciar já a partir deste ano.

Durante a sua fala, usando a tribuna da Casa de Osório de Aquino, o prefeito ainda anunciou que Zé do Empenho irá assumir interinamente os destinos do Governo Municipal pela segunda vez consecutiva, devido a sua ida à Brasília nos próximos dias. Zenóbio também divulgou que estaria realizando, no Teatro Geraldo Alverga Cabral a entrega de termos de posse e portarias de mais 179 servidores efetivos, que foram aprovados no último concurso público – como de fato aconteceu, na noite dessa terça-feira. Em seguida o vereador-presidente Saulo Fernandes deixou facultada a palavra aos parlamentares, o gestor ouviu atentamente os questionamentos dos mesmos.

DSC02448Apenas o vereador Jáder Filho que pertence a bancada de situação esteve ausente da primeira sessão do ano, devido a problemas de saúde. Os vereadores Marcos de Enoque (líder do governo), Lula das Molas, Beto Meireles, Inaldo Júnior, Lucas Porpino, José Costa, e Tiago do Mutirão – representavam a ala governista; já os parlamentares Saulo Fernandes (presidente), Zé Ismai (líder da oposição), Gerson Cândido, Armando Mallaguty, Michele Paulino, Adriana de Severo, e Severino Costa – formavam o bloco oposicionista. Também participaram da mesa o ex-governador Roberto Paulino e os secretários municipais Marcelo Bandeira (Agropecuária e Pesca), Raimundo Macedo (Educação) e Toni Alves (Administração).

Entre as ações elencadas pelo prefeito Zenóbio, o mesmo destacou a retirada do município da inadimplência, junto ao Governo Federal, o que o deixou apto para angariar recursos provenientes da União; o retorno para o município, após cerca de cinquenta anos, do prédio aonde funcionaram a antiga Saelpa e a Energisa respectivamente, sendo transformado num anexo administrativo; a locação da garagem da antiga Expresso Guarabirense para acomodar as secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Transportes; reforma de 9 postos de saúde; inicio das obras do ginásio de esportes no bairro Alto da Boa Vista; aquisição, através do Governo Federal de 13 Academias de saúde para serem instaladas em locais distintos da cidade, com a primeira já sendo implantada no bairro do Juá; recursos em conta para a construção de um ginásio esportivo no bairro do Cordeiro, e de duas creches – uma no conjunto Mutirão com a capacidade para atender 250 crianças, e a outra no conjunto Lucas Porpino, onde irá atender um total de 150 crianças. Além de aquisição de ar condicionado e extintores de incêndio para serem instalados nas escolas do município.

De acordo com o prefeito, outros recursos oriundos do Governo Federal já se encontram em caixa (1ª parcela), em relação à construção de um centro esportivo no conjunto Mutirão, no valor de R$ 2 milhões. Afora um empenho realizado para fardamento escolar, sendo ambos os recursos provenientes de emendas conseguidas pelo deputado federal Ruy Carneiro.

DSC02476No que se refere à elaboração de projetos e celebração de convênios para futuras construções de outras importantes obras para o município – Zenóbio destacou que já tem projeto pronto para as obras de drenagem da Avenida D. Pedro II; para a continuação do Canal do Juá, em relação ao conjunto Nossa Senhora Aparecida e o Rio Guarabira; para a construção de 6 po ntes em locais estratégicos da cidade; para a implantação do parque de eventos; e por ultimo,para a construção de uma rodovia de contorno, ligando as rodovias PB 057 (Guarabira/Araçagi) e PB 073 (Guarabira/Pirpirituba), partido das proximidades do  Intimus Motel até o Engenho Maribondo; Além do convenio celebrado com o Governo do Estado, através do Pacto Social, no valor de R$ 3,2 mil para a construção do Shopping popular. E a participação de Guarabira no consorcio de Resíduos Sólidos, formado por 25 municípios, com o objetivo de acabar com os lixões, transformando-os num único Aterro Sanitário.

DSC02501 DSC02521E por fim. o prefeito também comentou sobre as primeiras 20 ruas que estão em fase de conclusão de calçamento nos conjuntos Lucas Porpino, Clóvis Bezerra e Mutirão, no bairro Alto da Boa Vista, com recursos próprios de mais de R$ 700 mil; e que outras mais 32 ruas serão calçadas brevemente, também com recursos do município. No que se refere em prezar pela manutenção da comodidade dos servidores do município, o IAPM aplicou em 2013, segundo o gestor, cerca de R$ 21 milhões, entre a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Santander.

O Prefeito Zenóbio assegurou que nos próximos dias estará enviando para a Câmara um relatório detalhado das ações realizadas em seu primeiro ano de gestão, bem como todas as receitas e gastos também relacionados ao referido período. (Mais fotos clique AQUI)