Prefeitos apoiam formação de Consórcio Regional de Resíduos Sólidos na região de Guarabira

Pré-acordo foi selado em encontro idealizado pelo prefeito Zenóbio Toscano
Pré-acordo foi selado em encontro idealizado pelo prefeito Zenóbio Toscano

Dezesseis representantes, em relação aos vinte e dois municípios convidados pelo prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano estiveram presentes na manhã desta Segunda-Feira (04), no encontro que debateu sobre a criação de um Aterro Sanitário Intermunicipal na região de Guarabira. Na presença do Dr. Beranger A. Araújo, técnico representante da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Serhmact) – os prefeitos e representantes de prefeitos disseram ‘sim’ a criação de um consórcio Regional de Resíduos Sólidos.

O prefeito Zenóbio, idealizador e anfitrião do encontro – abriu a solenidade, agradecendo a presença de todos, e antecipando a certeza de que a maioria sairia consciente que a formação de um consórcio regionalizado torna-se uma realidade viável para os municípios se adequar a política de resíduos sólidos preconizada pelo Governo Federal, que tem prazo estipulado até o ano de 2014.

Logo após o Dr. Beranger esclareceu que a elaboração de um plano individual para a criação de um aterro sanitário encarece muito, principalmente quando se trata de pequenas cidades. Ele defende que se crie um plano intermunicipal, pois segundo o mesmo, de forma regionalizada soluciona os problemas de todos, não apenas de um.

No tocante a política de reciclagem dos resíduos sólidos (separar o lixo por categoria), segundo Beranger é necessário que se tenha uma política de Educação Ambiental, e aponta as escolas como uma forma básica para educar a sociedade, no que se refere ao resíduo domiciliar, através de professores ambientalistas. Já para a indústria e o comércio serão elaborados planos de gestão de resíduos sólidos, onde terão fiscalização por parte das prefeituras.

Após as explanações do representante da Serhmact, abriu-se uma sessão de debates, de onde ficou entendido que a solução é mesmo a criação de um consórcio regionalizado para se implantar um aterro sanitário na região de Guarabira. Os dezesseis prefeitos e representantes de prefeitos presentes, em comum acordo resolveram aderir a ideia. Faltando, apenas conversar com os prefeitos dos municípios de Araçagi, Sertãozinho, Bananeiras, Serra da Raiz, Logradouro e Lagoa de Dentro, os quais não enviaram representações para este encontro.

Estiveram presentes no evento cerca de 16 representantes dos muncicipios da região.
Estiveram presentes no evento cerca de 16 representantes dos muncicipios da região.

No final, ficou acordado entre todos a realização de uma nova reunião, esta com a presença de assessores jurídicos de cada município, que acontecerá na próxima segunda-feira (11/03), no mesmo local, na sede da Associação Comercial de Guarabira – ACEG.

Entre os presentes destacamos a deputada Léa Toscano; os secretários do município de Guarabira, Alcides Camilo (Meio Ambiente); Robério Arnaud (Indústria e Comécio) e Márcia Amaral (Planejamento). Além do comparecimento dos prefeitos Guilherme Madruga (Cuitegi); Adriana Andrade (Pilões); Paulo Gomes (Areia); Edson Gomes (Duas Estradas); Joana Darc (Mulungu); Rinaldo Guedes (Pirpirituba); Paula Maranhão (Borborema); Celso Moraes (Itapororoca); Alcione Beltrão (Alagoinha); Brizola (Serraria); Cícero (Caiçara); vice-prefeito Iraponil Siqueira e o chefe de gabiente Rafael Santos (Pilõezinhos); secretário de Meio Ambiente, Felipe Diego (Alagoa Grande); chefe de gabinete, Manoel Ribeiro (Tacima); secretário de Administração, Jairo Teixeira (Dona Inês); e o secretário de Meio Ambiente, Fábio Espínola (Belém).