Prefeitos apoiam formação de Consórcio Regional de Resíduos Sólidos na região de Guarabira

Pré-acordo foi selado em encontro idealizado pelo prefeito Zenóbio Toscano

Dezesseis representantes, em relação aos vinte e dois municípios convidados pelo prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano estiveram presentes na manhã desta Segunda-Feira (04), no encontro que debateu sobre a criação de um Aterro Sanitário Intermunicipal na região de Guarabira. Na presença do Dr. Beranger A. Araújo, técnico representante da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Serhmact) – os prefeitos e representantes de prefeitos disseram ‘sim’ a criação de um consórcio Regional de Resíduos Sólidos.

O prefeito Zenóbio, idealizador e anfitrião do encontro – abriu a solenidade, agradecendo a presença de todos, e antecipando a certeza de que a maioria sairia consciente que a formação de um consórcio regionalizado torna-se uma realidade viável para os municípios se adequar a política de resíduos sólidos preconizada pelo Governo Federal, que tem prazo estipulado até o ano de 2014.

Logo após o Dr. Beranger esclareceu que a elaboração de um plano individual para a criação de um aterro sanitário encarece muito, principalmente quando se trata de pequenas cidades. Ele defende que se crie um plano intermunicipal, pois segundo o mesmo, de forma regionalizada soluciona os problemas de todos, não apenas de um.

No tocante a política de reciclagem dos resíduos sólidos (separar o lixo por categoria), segundo Beranger é necessário que se tenha uma política de Educação Ambiental, e aponta as escolas como uma forma básica para educar a sociedade, no que se refere ao resíduo domiciliar, através de professores ambientalistas. Já para a indústria e o comércio serão elaborados planos de gestão de resíduos sólidos, onde terão fiscalização por parte das prefeituras.

Após as explanações do representante da Serhmact, abriu-se uma sessão de debates, de onde ficou entendido que a solução é mesmo a criação de um consórcio regionalizado para se implantar um aterro sanitário na região de Guarabira. Os dezesseis prefeitos e representantes de prefeitos presentes, em comum acordo resolveram aderir a ideia. Faltando, apenas conversar com os prefeitos dos municípios de Araçagi, Sertãozinho, Bananeiras, Serra da Raiz, Logradouro e Lagoa de Dentro, os quais não enviaram representações para este encontro.

Estiveram presentes no evento cerca de 16 representantes dos muncicipios da região.

No final, ficou acordado entre todos a realização de uma nova reunião, esta com a presença de assessores jurídicos de cada município, que acontecerá na próxima segunda-feira (11/03), no mesmo local, na sede da Associação Comercial de Guarabira – ACEG.

Entre os presentes destacamos a deputada Léa Toscano; os secretários do município de Guarabira, Alcides Camilo (Meio Ambiente); Robério Arnaud (Indústria e Comécio) e Márcia Amaral (Planejamento). Além do comparecimento dos prefeitos Guilherme Madruga (Cuitegi); Adriana Andrade (Pilões); Paulo Gomes (Areia); Edson Gomes (Duas Estradas); Joana Darc (Mulungu); Rinaldo Guedes (Pirpirituba); Paula Maranhão (Borborema); Celso Moraes (Itapororoca); Alcione Beltrão (Alagoinha); Brizola (Serraria); Cícero (Caiçara); vice-prefeito Iraponil Siqueira e o chefe de gabiente Rafael Santos (Pilõezinhos); secretário de Meio Ambiente, Felipe Diego (Alagoa Grande); chefe de gabinete, Manoel Ribeiro (Tacima); secretário de Administração, Jairo Teixeira (Dona Inês); e o secretário de Meio Ambiente, Fábio Espínola (Belém).