Prefeitura abre campanha 2015 de vacinação contra a Gripe no Abrigo dos Idosos

Dia D ocorre neste sábado (9); a meta é vacinar 80% da população até o próximo dia 22 de maio.

DSCN7081A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Guarabira deu por aberta, oficialmente, na manhã dessa quarta-feira (6/5) a Campanha 2015 de Vacinação contra a Gripe (Influenza), que teve início na Associação Abrigo São Vicente de Paulo (Abrigo dos Idosos), localizado no bairro Novo.

A primeira-dama do município Léa Toscano esteve presente à ação, ao lado dos secretários Wellington Oliveira (Saúde) e Elias Asfora (Assistência Social); além das coordenadoras Fernanda Macedo (Atenção Básica em Saúde) e Tânia Souza (CREAS-Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e das equipes de profissionais de saúde da Unidade Básica em Saúde (UBS) do Bairro Novo e de estagiários, acadêmicos em enfermagem do Colégio Parthenon.

A vacina já encontra-se disponibilizada nas Unidades de Saúde da Família (UBSF) das zonas urbana e rural. O Dia D acontece no próximo sábado (9) com tendas armadas pela SMS no calçadão da Avenida do Pedro II, nas proximidades do girador central.

De acordo com a preconização do governo federal, a meta é vacinar 80% da população até o próximo dia 22 de maio, sendo crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes (em qualquer período gestacional; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; idosos (a partir dos 60 anos); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a exemplo de hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Veja mais fotos

Outras Notícias