Prefeitura abre campanha nacional de vacinação contra vírus HPV, no Centro Educacional Osmar de Aquino

DSC03997

Meninas de 11 a 13 anos devem receber a vacina em prol da prevenção contra o câncer do colo do útero

A Prefeitura de Guarabira realizou a abertura de campanha nacional de prevenção contra o vírus HPV nas escolas. Profissionais do Núcleo de Atenção Básica da Secretaria de Saúde iniciaram a vacinação no Centro Educacional Osmar de Aquino (CEOA), na manhã desta segunda-feira (10), onde meninas de 11 a 13 anos tiveram acesso a 1ª dose da vacina.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o vírus é responsável por 90% dos casos de câncer de útero no Brasil. A realização da campanha é feita através do Governo Federal em parcerias com secretaria de estados e municípios. Na Paraíba, são 104 mil e 710 adolescentes nesta faixa etária. Em 2015, a vacina será oferecida para meninas com idade entre nove e 11 anos, e em 2016, a partir dos nove anos.

Em palestra para os estudantes presentes no auditório do colégio, a coordenadora do Núcleo de Atenção Básica, Fernanda Macedo, juntamente com o diretor do CEOA, Joseilton Marinho, a Dra. Rosário Amaral, enfermeira responsável pelo PSF do Bairro Novo, e Giselle Niedja, da 2ª Gerência Regional de Saúde apoiadora das atividades do setor no município, ressaltaram a importância de se precaverem contra o vírus, através desta vacina.

A vacinação transcorrerá em todas as unidades escolares do município. Vale lembrar que a 2ª dose da vacina será dado após 6 meses, e a 3ª dose daqui a cinco anos. A vacina estará disponível em todos os postos de saúde. A escola Raul de Freitas Mousinho é a próxima unidade a oferecer a vacina para o alunado, nesta terça-feira (11).

CLIQUE AQUI e confira mais imagens deste ato.