Prefeitura abre exposição “Primavera das Artes” com artistas guarabirenses nesta terça (5)

Por Francisco Neto

No total, 26 artistas das artes visuais com suas 26 obras. Assim foi instalada a exposição Primavera das Artes, que será aberta nesta terça-feira (05), na Galeria de Artes Antônio Sobreira, em Guara ira, a partir das 8 da noite.

A exposição marca o reinício das atividades culturais na cidade com presença de público, começando pela Galeria de Artes e devendo se estender para outros equipamentos culturais do município até final do ano, mas ainda com as regras de controle sanitário, segundo informou a Secretaria de Cultura de Guarabira.

O prefeito Marcus Diôgo, em texto publicado no catálogo da vernissage, afirma que se trata de uma “exposição para a história”, e explica as razões: “Inicialmente, porque se trata do primeiro evento cultural aberto, com presença de público, depois de um ano e seis meses de tantas restrições sanitárias relativas à pandemia da Covid-19. Os cuidados permanecem, o público já marca presença mas com todo o controle de acesso e tendo que passar pelos procedimentos que ainda temos o dever de realizar”.

Outro ponto importante, de acordo com o prefeito é que, ao reunir 26 artistas do município, “estamos também contribuindo financeiramente por cada participação, dentro de um programa social que, ao longo de toda a pandemia, temos realizado em benefício desses profissionais que tiveram de interromper suas atividades de trabalho, assim como fizemos com as lives musicais e com grupos de teatro que estavam parados.”

O secretário de cultura do município, escritor Tarcísio Pereira, disse que as 26 obras expostas representam o sonho e a dedicação desses artistas que, ao longo dos meses, estiveram criando e dando asas à imaginação como um alento de vida. “Essas obras são um chamamento ao público, aos estudantes e turistas do nosso município para que contemplem esse grande mutirão de criatividade com um sentimento de renovação.”

Os artistas envolvidos na exposição, sob a coordenação e curadoria de Elias dos Santos, são os seguintes: Adriano Dias, Afrânio, Anderson de Souza, Dante Aliguieri, José Wellington, Jocélio Francisco, Alan Rodrigo, Andressa (AF.), Ary Smart, Braguinha, Lucas M, Márcio Bizerril, Carlos Damião, Daniel Gomes, Elias dos Santos, Eduardo Leite, Sylvio Lima, Zeno Zenardi, Géssica Moreno, João Marcos, Marquinhos Costa, Mayra Santana, João Silva, Helisânia Bandeira, Heloisa Helena e Gilvan Domingos.

Além da abertura, a exposição ficará aberta por um período de 30 dias. Interessados em fazer agendamento de grupos para visita, poderá entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Guarabira.

Outras Notícias