Prefeitura concederá transporte gratuito para universitários de Guarabira que estudam em João Pessoa

DSC01374Prefeito Zenóbio anunciou que transporte universitário gratuito em Guarabira será obrigatório. Os estudantes foram unânimes ao agradecer e elogiar a administração pelo benefício. 

O prefeito Zenóbio Toscano esteve na noite desta quarta-feira (15/01) reunido com estudantes universitários de Guarabira que estudam em João Pessoa no intuito de organizar uma forma de disponibilizar transporte gratuito para os mesmos.

Para a alegria e satisfação do gestor, as dependências do Teatro Geraldo Alverga ficaram lotadas com mais de 200 jovens que se fizeram presentes à reunião, e que também contou com as presenças dos secretários Raimundo Macedo (Educação), Robério Arnaurd (Indústria e Comércio), André Filho (Cultura), e dos vereadores Severino da Costa Silva (Bica) e José da Costa Silva (Costinha).

Durante o diálogo foram debatidas formas de adequar um sistema de transporte aos alunos de diversas universidades da capital do estado para os turnos tarde e noite. Ficou acertada entre a administração e os estudantes a elaboração de um cadastramento com os nomes de todos que farão uso do transporte, que começou a ser feita de imediato ainda no decorrer da reunião, os que não estiveram presentes deverão encaminhar até no máximo esta sexta-feira (17) nome, entidade em que estuda, turno, curso e telefone para o e-mail prefeitura@guarabira.pb.gov.br. Os nomes que já foram cadastrados estarão disponíveis no site institucional da prefeitura ainda nesta quinta (16).

Com a listagem concluída o próximo passo será organizar os estudantes por universidade e turno, além de abertura de licitação para a disponibilização do transporte pago pela prefeitura. O prefeito Zenóbio Toscano pediu compreensão aos estudantes, já que o processo licitatório pode levar pelo menos 40 dias, período em que algumas universidades já terão iniciado o período letivo, ressaltando que a espera valerá à pena. O gestor também revelou que estará enviando para a Câmara de Vereadores de Guarabira projeto de lei tornando obrigatório o transporte dos universitários.

Raimundo ressaltou a importância desta ação que a Prefeitura está realizando, tal como o benefício que os estudantes estão recebendo, pois na década de 80 não havia transporte na zona rural, onde o secretário vivia na época. Para ele, esta iniciativa de Zenóbio dará oportunidades para os estudantes que não podiam cursar em universidades de João Pessoa por que não tinham condições financeiras para custear despesas com transporte.

DSC01384Ao fazerem uso livre da palavra os acadêmicos, alunos tanto de entidades públicas quanto privadas, foram unânimes em agradecer e elogiar o prefeito Zenóbio em cumprir com mais essa intenção de campanha e estimular a educação de uma forma nunca vista em anos. Muitos dos estudantes sofrem ao retirarem de seus bolsos quantias de R$ 280,00, em alguns casos chegando a R$ 450,00 reais por mês, só com o deslocamento para suas respectivas unidades de ensino.

De acordo com o número de estudantes será analisada a possibilidade de também disponibilizar transporte para os alunos que estudam na parte da tarde, já que em relação aos demais turnos poucos estudam nesse horário, assim como para os acadêmicos de Campina Grande.

A administração municipal demonstra compreensão e valorização da classe estudantil. Desde o primeiro ano de gestão já é feito o transporte de alunos do Centro de Guarabira para o Centro de Humanidades do Campus III da UEPB, e para os Campi de Bananeiras, Mamanguape e Rio Tinto; entre tantos outros benefícios na área, como o CIEEC, as viagens culturais, entre outros.

Confira mais imagens da reunião CLICANDO AQUI.

Outras Notícias