Prefeitura cria Grupo de Mulheres Gestantes “Meu Bebê, Meu Tesouro”

A Prefeitura de Guarabira, através das Secretarias de Saúde e da Família, Bem Estar, Criança e Adolescente – se reuniu na tarde desta segunda-feira (5/5) com gestantes do município, no Teatro Geraldo Alverga Cabral para criar o Grupo social de Mulheres Gestantes. O projeto faz parte de uma parceria entre o NASF – Núcleo de Assistência à Saúde da Família e o CRAS – Centro de Referência e da Assistência Social – com a finalidade de orientar, realizar palestras, recreações e oficinas com estas mulheres durante o período de gravidez.

NASF-CRAS

O grupo ficou dividido em dois, sendo o das gestantes que participarão do CRAS Centro e o das que irão participar do CRAS Cordeiro, de acordo com as adjacências de suas respectivas comunidades. O Grupo de Mulheres Gestantes de Guarabira recebeu a denominação de “Meu Bebê, Meu Tesouro”, mesma nomenclatura dada ao programa de entrega de enxovais da atual administração.

O projeto envolve educador físico, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes e educadores sociais – que irão estar em contato direto com as grávidas, neste momento tão delicado e especial em suas vidas.

A reunião contou com as presenças de dezenas de profissionais do NASF sob a coordenação de Araceli Ferreira e do CRAS Centro, coordenado por Wandson Moura e CRAS Cordeiro, coordenado por Lena de Percinaldo. Além da participação da Dra. Fernanda Macedo, coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, que foi levar a sua mensagem de otimismo e de boas vindas às futuras mamães e franquear de todo apoio de sua equipe ao novo Grupo de Mulheres Gestante Meu Bebê, Meu Tesouro.

De acordo com Wandson, coordenador do CRAS Centro, neste dia 5 aconteceu a reunião inaugural; já nos próximos dias 12 e 19 de maio irão ocorrer as primeiras atividades, que se competem em orientações, palestras e oficinas. Ainda segundo o mesmo, está marcado para o próximo dia 26 de maio, mais uma entrega de enxovais com gestantes, que será realizada no auditório da Secretaria de Saúde.

Araceli Ferreira explicou que o NASF é responsável por atividades de educação e promoção à saúde formada por uma equipe multiprofissional que já desenvolve ações com grupos de Idosos e de crianças nos PSF’s (Postos de Saúde da Família) do município, e que agora em parceria com a Secretaria da Família, também já realiza ações nas unidades do CRAS, que em conjunto resolveram criar um Grupo de Gestantes, o qual todas as participantes terão acompanhamento em ações de saúde, como prevenção, cuidados com a postura, orientação de um aleitamento correto, além de atividades recreativas e educo-social.

Durante o encontro ficou decidido que o Grupo de Mulheres Gestantes do CRAS Centro irá sempre se reunir no período da manhã, a partir das 9h; já o grupo do CRAS Cordeiro terá as suas atividades realizadas pela tarde, a partir das 14h. E conta com o importante apoio do prefeito Zenóbio Toscano e da primeira-dama do município, a deputada Léa Toscano.

Clique aqui e confira mais fotos do encontro