Prefeitura de Guarabira comemora o Dia do Folclore com escolas municipais em praça pública

Música ao vivo, shows de bonecos, comidas típicas e apresentações de grupo de danças de escolas municipais animaram o grande público presente

Redim800x600.DSC01858Em comemoração alusiva ao Dia do Folclore, a Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria Municipal de Educação realizou durante toda à tarde desta sexta-feira (23/08) – diversas atividades relacionadas ao Folclore brasileiro.

Com o tema “Sou Mais Folclore”, o evento ocorreu na Praça João Pessoa, com feira de comidas típicas e amostras de adornos e artes que representam os nossos causos, músicas, contos e lendas. Além de música ao vivo, tocada pela dupla de músicos guarabirense Coninha e Beto do Sax; show de Babaus, apresentado pelo ventrículo Kleber dos Babaus; e apresentações de danças populares por escolas da rede municipal de ensino.

O prefeito Zenóbio Toscano e a deputada Léa (primeira-dama do munícipio) prestigiaram o evento, ao lado do secretário de Educação Raimundo Macedo e do vereador e professor Tiago do Mutirão.

De acordo com o secretário Raimundo Macedo, o evento teve como objetivo – possibilitar a comunidade escolar um encontro com a Cultura do Brasil através de um novo olhar para as manifestações e expressões que fazem parte do acervo histórico e cultural do povo brasileiro, numa perspectiva contextualizada e investigativa, medida pela utilização das leituras, escritas, peças teatrais e oralidades.

Conforme artigo do site “Brasil Escola”, a palavra folclore é derivada das palaRedim800x600.DSC01782vras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente.

O surgimento da data se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres.

Para isso, William não usou seu nome, mas o pseudônimo de Ambrose Merton, pois temia não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore.

O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.

Veja mais fotos do evento clicando AQUI