Prefeitura de Guarabira e UFPB encerram Semana de Arte e Cultura em solenidade bastante prestigiada

Atual gestão tem sido reconhecida como a que mais tem investido na cultura nos últimos anos

A Prefeitura de Guarabira junto a Universidade Federal da Paraíba realizaram na noite do último sábado (31), no Teatro Geraldo Alverga Cabral, a solenidade de encerramento da I Semana de Arte e Cultura que movimentou toda a cidade durante 8 dias com diversas atividades e eventos gratuitos para a população.

O encerramento contou com a apresentação e exposição do resultado de algumas das diversas oficinas oferecidas, assim como a entrega dos certificados para os participantes das mesmas.

DSCF0284Ao fazer uso da palavra o prefeito Zenóbio Toscano ressaltou a importância da parceria com a UFPB, e que a I Semana de Arte e Cultura foi uma semente plantada que certamente irá gerar grandes frutos para a cidade. O gestor agradeceu o empenho da universidade e de pronto já requisitou o apoio da mesma para a realização de outro evento semelhante no mês de agosto, quando será comemorado o Dia do Folclore.

Já o responsável pela PRAC – Pró-reitoria de Assuntos Comunitários da UFPB, Orlando Vilar, de imediato garantiu a parceria com a Prefeitura de Guarabira quanto à semana do folclore. O pró-reitor ressaltou o acolhimento da cidade e que a grande participação das oficinas, exposições e eventos fez com que a universidade percebesse que valeu à pena todo o apoio, e que isso a motiva para realizar cada vez mais parcerias do tipo. Orlando Vilar também destacou o empenho do prefeito Zenóbio Toscano na realização da semana cultural, já que sem a boa vontade e perseverança deste dificilmente algo tão importante teria acontecido.

DSCF0300E para fechar as apresentações ocorridas durante a semana com chave de ouro, a Orquestra de Cordas da UFPB, regida pelo maestro Carlos Anísio, fez o público presente se encantar com os acordes dos violinos e violoncelos, entoando obras de grandes compositores.

Clique aqui e confira mais imagens

Também estiveram participando da solenidade a primeira-dama e deputada Léa Toscano; o secretário de Cultura e Turismo, André Filho; o coordenador adjunto da COEX/PRAC e curador do Museu de Arte Sacra Fernando Cunha Lima, José Augusto; o secretário de Infraestrutura, Marcus Diogo; o presidente do IAPM, Jeremias Cavalcanti; a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Fernanda Macedo; o gerente do SEBRAE Guarabira, José Marcílio; o diretor da Galeria de Artes Antônio Sobreira, Angel Valdez; o diretor do Teatro Geraldo Alverga, João Pedro; o diretor do Museu de Arte Sacra Fernando Cunha Lima, Silvio Lima; o secretário de Administração, Toni Alves; o diretor do Centro de Documentação, Percinaldo Toscano; e o chefe de Gabinete, Aguiberto Lira.

Oficinas
Quem compareceu ao Teatro Geraldo Alverga pode conferir logo no hall de entrada uma exposição de fotos dos alunos da Oficina de Fotografia.

No piso superior da Galeria de Artes Antônio Sobreira, que fica ao lado do Teatro, estavam expostas as artes das oficinas de Pintura e Aquarela. Conforme José Augusto, há a intenção de levá-las para que sejam expostas no hall da reitoria no Campus I da UFPB, em João Pessoa.

Clique aqui e confira as imagens das oficinas

Antes das falas das autoridades presentes aconteceram as apresentações do resultado da oficina de Teatro de Bonecos (Babau) com a peça “O forró do Capitão João Redondo”. E logo em seguida a performance dos participantes da oficina de Dança, onde os bailarinos interpretaram através dos movimentos corporais o tema “O real sentido da vida”.

Todos os participantes das oficinas receberam um certificado, inclusive os alunos das oficinas de Cinema, com o cineasta Torquato Joel; Arquivologia e Documentação, com a professora doutora Bernadina Freire; e Teatro, com Edilson Alves.

Valorização da Cultura
A realização da I Semana de Arte e Cultura foi uma ideia do prefeito Zenóbio Toscano junto a sua equipe da gestão “Compromisso com o futuro”, que provou o quanto a rainha do brejo ansiava por satisfazer sua sede cultural, ignorada por tantos anos passados. O número de participantes nas oficinas, o Teatro Geraldo Alverga sempre cheio durante as apresentações em toda a semana, o grande público nos eventos e visitas às exposições comprovaram a importância do projeto, que já deixa saudades e expectativas para os próximos anos.

A Semana de Arte e Cultura foi fruto da assinatura de convênio de cooperação técnico-científico e pedagógico entre a Prefeitura Municipal de Guarabira e o projeto “Universidade no seu município” da UFPB. Também foram parceiros o SESC/PB, o Colégio da Luz, a Diocese de Guarabira e Quilombola – Laboratório Visual.

O evento teve entre seus objetivos promover a produção cultural e artística da comunidade, levando para a população atrações como grupos folclóricos, palestras sobre literatura afro-brasileira e de cordel e as apresentações das orquestras Filarmônica e de Cordas da UFPB.

A atual gestão municipal é amplamente reconhecida pelos cidadãos como a que mais está fazendo pelo setor cultural nos últimos anos, seja recuperando e reabrindo equipamentos culturais, como o próprio Teatro Geraldo Alverga, Centro de Documentação, Museu de Artes Sacras; ou investindo nos talentos da terra através da implantação de ateliê coletivo, e apresentações musicais pelo projeto Quinta Tem Talento, seja no Centro da cidade ou itinerantemente nos bairros, entre outros aspectos.