Prefeitura de Guarabira engaja a Campanha ‘Tire o Respeito do Armário’

Movimento estadual tem a finalidade de conscientizar a sociedade a tratar com respeito o público LGBT

DSC04656A Prefeitura de Guarabira, por intermédio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulher em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana – realizou na manhã de quarta-feira (20/11) uma palestra com representantes do público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) do município. Na ocasião, além de serem abordados assuntos inerentes a conscientização acerca dos diretos e de reconhecimento deste público como um ser humano comum perante a sociedade – também foi apesentada na cidade a Campanha ‘Tire o Respeito do Armário’, idealizada pelo Governo do Estado.

A secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Márcia Amaral abriu o evento agradecendo a presença dos representantes LGBT, bem como aos representantes da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, que esteve representada por Roberta Rocha Shultz (gerente executiva de Direitos Sexuais e LGBT), a qual foi a ministrante da palestra, que durante a sua fala explanou do lançamento da campanha a nível estadual e da necessidade de se interiorizar este movimento. Ela parabenizou o prefeito Zenóbio Toscano por ‘abrir as portas’ da sua gestão para dá espaço ao referido assunto.

DSC04657Ela anunciou que a violência contra o público LGBT é tão alarmante que somente no Brasil, no ano de 2012 foram assassinados 338 pessoas, conforme dados do Grupo Gay da Bahia (GGB); e que o estado da Paraíba ocupa o segundo lugar, com 19 assassinatos. Sendo João Pessoa a segunda capital mais homofóbica do país.

Roberta ainda informou sobre o Espaço LGBT, que é o Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à Homofobia da Paraíba, que fica na Capital do Estado, onde são oferecidos serviços: jurídico, psicológico, serviço social (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Cesta básica, etc.) e Direitos Humanos. E propôs uma parceria com o Governo Municipal, numa forma de estreitar e facilitar ainda mais este espaço ao público LGBT guarabirense, através da referida Secretaria Municipal.

Após a palestra, dezenas de participantes posaram para a fotografia que será divulgada a nível estadual, numa forma de aderir à campanha Tire o Respeito do Armário. Entre eles, pessoas ligadas ao governo municipal, a exemplo da secretária Marcia Amaral e do chefe de Gabinete Aguiberto Lira.

Antes do inicio da palestra, no palco do teatro se apresentaram as transformistas Salomé e Alycia Scaranzy que deram shows à parte, por suas performances artísticas, as quais foram bastante ovacionadas pelo publico presente.

O encontro ocorreu no Teatro Municipal Geraldo Alverga Cabral.

DSC04664DSC04692DSC04671DSC04674DSC04683DSC04646