Prefeitura de Guarabira firma parceria com cooperativa para instalação de fábrica de beneficiamento de Leite

marcelo_bandeira_reuniao_cooperativa_leiteA cooperativa está recebendo R$ 500 mil do Cooperar e o executivo municipal dará contrapartida

O Secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca de Guarabira, Marcelo Bandeira, juntamente com membros da Cooperativa de Produtores de Leite do ABC (Agreste, Brejo e Curimataú) se reuniram na tarde desta quinta-feira (20/06), no auditório do Sebrae, na Av. Dom Pedro II, para tratar da instalação de uma fábrica de produção de ração animal e laticínios orçada em 500 mil reais já liberados pelo projeto Cooperar. A unidade funcionará na Rodovia PB-073, no trecho que liga as cidades de Guarabira e Mari, em um prédio onde funcionava uma escola, atualmente desativada, nas proximidades do Sítio Cajá.

De acordo com Marcelo, a Prefeitura de Guarabira está se prontificando em realizar melhorias no acesso da futura fábrica. Além do centro de produção de ração, também será instalada o escritório da Cooperativa, que funcionará anexa ao prédio da Secretaria.

Satisfeito com os investimentos obtidos, o secretário agradeceu o apoio do Prefeito Zenóbio Toscano para o bom andamento da cooperativa que, através deste projeto, irá beneficiar os produtores rurais do município, tal como irá fomentar a economia e a geração de emprego e renda com a produção das rações e do leite, almejando parcerias com programas de Prefeituras vizinhas, assim como do Governo Federal para que o leite produzido na cidade possa ser distribuído nas escolas e creches.

O Presidente da cooperativa, Geraldo Espínola, afirmou que desde sua existência, há três anos, a cooperativa visa a valorização do produtor rural e do agricultor familiar, e que este recurso via Cooperar é fruto de um longo tempo de solicitações e projetos criados pela cooperativa, em parceria com o Sebrae. Geraldo adiantou que os recursos já foram aprovados, publicados no Diário Oficial, faltando apenas concluir a fase de tramitação da documentação.

Por fim, Geraldo ressaltou a importância da instalação da fábrica em Guarabira, pois dará a oportunidade de ter uma redução no custo da produção do leite de forma considerável, assim como a completa estruturação do projeto, desde a fabricação e concessão da ração do produtor até o beneficiamento e processamento do leite. Dessa forma irá acarretar em um aumento no valor agregado à produção e numa forma mais abrangente de comercialização.