Prefeitura de Guarabira reabre Creche ‘Tia Léa’ e entrega a população

Unidade foi encontrada com apenas 7 crianças inscritas; atual gestão já elevou este número para 56
Unidade foi encontrada com apenas 7 crianças inscritas; atual gestão já elevou este número para 56

Nesta sexta-feira (10/05) a Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Educação, fez a reabertura da creche ‘Tia Léa’, e entregou a população da Faixa Pista, Cj Assis Chateaubriand, Rosário, São José e Cj Osmar de Aquino e adjacências.

A primeira-dama e deputada Léa Toscano participou da solenidade, representando o prefeito Zenóbio Toscano que não pode estar presente por participar de outras atividades no mesmo horário, em busca de novas ações que irão beneficiar o povo guarabirense. A primeira-dama felicitou todas às mães e pediu que a população zelasse pelo patrimônio; também pediu as servidoras da creche que cuide bem das crianças. Ainda alertou que junto com os vereadores fará visita as creches sem avisar, numa forma de fiscalizar o bom andamento das mesmas.

“Tudo que eu quero de bem para os meus netos, quero para os filhos de vocês”, disse, Léa às mães.

Todas as creches do município, com exceção da creche da AMECC e do 4ºBPM começaram as atividades atrasadas devido às mesmas terem sido encontradas em inconformidades para funcionamento. Onde foi preciso a prefeitura, ‘correr’ contra o tempo para pô-las em pleno funcionamento, executando recuperações em todas elas. A creche Tia Léa foi a que mais estava deteriorada e com diversos equipamentos quebrados e outros imprestáveis às atividades infantis por falta de cuidados; sendo a mesma entregue a população, nesta sexta, e tendo o início das atividades marcadas para a próxima segunda-feira.

A creche Tia Léa foi feita na administração de Léa Toscano, quando prefeita de Guarabira, e já foi considerada a creche modelo da região de Guarabira, onde na época havia mais de 100 crianças inscritas. De acordo com a coordenadora Roselini, a unidade foi encontrada com apenas 7 crianças inscritas da administração anterior por falta de incentivos, mas que a atual administração já conseguiu elevar esse número para o total de 56 crianças.

O secretário de Educação Raimundo Macêdo e a equipe da creche Tia Léa, aproveitaram o ensejo, e do mesmo modo realizaram as comemorações às mães das crianças que já estão matriculadas naquela unidade de acolhimento infantil, onde foi efetivado entrega de brindes entre as mães de alunos e mães servidoras da creche, e logo após foi oferecido um almoço entre todos os presentes. Também participaram da reabertura da creche, os vereadores, Lucas Porpino (presidente da CMG), Lula das Molas (líder do prefeito), Tiago do Mutirão, Costinha, Saulo de Biu e Jáder Filho.

Antes, Léa e Raimundo estiveram participando das festividades das mães na Escola Municipal Ascendino Toscano, no bairro do Nordeste. Segundo o secretário, unidade escolar que foi encontrado com apenas 40 alunos inscritos, e que esta nova gestão já conseguiu aumentar para 270.