Prefeitura de Guarabira realiza 1ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial com debates e eleição de delegados

WP_000655Representantes de comunidades de terreiro e pedagogos estiveram presentes no evento, abordando temas polêmicos

A Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou nesta segunda-feira (22/07) a I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Democrática e Desenvolvimento Sem Racismo. O evento teve início às 14h00, no ginásio do Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura (CIEEC) do município, no bairro Novo.

Com a temática “Por um Brasil afirmativo”, o evento contou com as presenças de representantes do movimento do candoblé, assim como de mães e filhos de santos das comunidades de terreiro em Guarabira. Na bancada que conduziu as discussões participaram a secretária de Planejamento, Márcia Amaral; Ivonildes Fonseca, professora e integrante do Deptº de Educação da Universidade Estadual da Paraiba (UEPB); Dalmo Oliveira, representante da Associação Paraibana de Portadores de Anemias Hereditárias; e Mãe Renilda, representando o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Ao fazer uso da palavra, Mãe Renilda ressaltou a importância desta conferência, dizendo que sua realização é um “milagre”, o resultado de muito esforço e luta, que teve a contribuição do Prefeito Zenóbio Toscano que deu total apoio para a concretização deste evento, um avanço no processo de uma democracia sem racismo. A profª Ivonildes falou sobre os inúmeros tipos de discriminação racial que existe contra os negro2013-07-22 17.00.18s, lamentando que um dado histórico ainda persista nos tempos atuais.

Durante o evento, uma mesa redonda foi formada entre todos os presentes, com o intuito de ouvir os seus relatos e as reivindicações. Por fim, foram eleitos os seguintes delegados para a Conferência Estadual, com previsão para acontecer nos dias 22, 23 e 24 de agosto:

Poder público: Márcia Amaral, Ranieri Santos, Klemylsonn França e Gracina Pontes

Sociedade: (comunidades de terreiro) Elivone Duarte, Joseane Soares, Maria das Dores e Zélia Vitorino. (civil) Márcia Alves – Forum da Juventude, Wanderson Alves – Movimento de Crianças e Adolescentes, Israel Monteiro e Marcelo Leite – ambos da Articulação da Juventude Negra da Paraíba.

Clique AQUI e confira mais imagens do evento.