Prefeitura de Guarabira realiza 1ª Conferência do Meio Ambiente com debate sobre resíduos sólidos

2013-07-16 09.40.46Representantes de diversos segmentos da sociedade e dos poderes legislativo e executivo discutiram metas para o meio-ambiente do município

A Prefeitura de Guarabira, por meio da Sumasa – Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Saneamento realizou nesta terça-feira (16/07) a I Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento teve início às 08h00, no ginásio do CIEEC – Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura do município, localizado à Rua Joca Ataíde, S/N – bairro Novo, Guarabira/PB.

Com a temática, “Vamos cuidar do Brasil: Resíduos Sólidos” a conferência teve como objetivo promover o debate sobre a política estadual de resíduos sólidos, a fim de estabelecer prioridades que serão defendidas por seus delegados na Conferência Estadual, que será realizada nos dias 10 e 11 de setembro, tal como uma possível permanência da defesa dessas metas na Conferência nacional, prevista para acontecer entre os dias 24 e 27 de novembro, almejando a aprovação dessas prioridades por parte do Ministério do Meio Ambiente, resultando na liberação de recursos para o município de Guarabira.

2013-07-16 09.41.09A bancada que conduziu a solenidade foi composta por Alcides Camilo, secretário do Meio Ambiente; José Antônio de Lima (Zé do Empenho), vice-prefeito do município e representando o prefeito Zenóbio Toscano; Marcus Diogo, secretário de Infraestrutura e representando os demais secretários presentes; Luis Martins de Lima (Lula das Molas), representando os vereadores presentes, Luciene Vieira, professora de geografia da UEPB; e Rogério Ferreira, coordenador da comissão estadual de resíduos sólidos e representante da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia. Representantes da sociedade civil organizada também comparaceram ao evento.

Em seu pronunciamento, Zé do Empenho ressaltou o valor de se realizar esta conferência, o que prova que a Prefeitura de Guarabira está atenta aos problemas e às necessidades, no que diz respeito ao meio ambiente, e que está correndo atrás de recursos dos governos estadual e federal. Rogério Ferreira afirmou que este evento é uma oportunidade que o gestor público tem para chamar toda a população para discutir o que se deve fazer com o lixo, estabelecendo os papéis desempenhados pela comunidade e pelo poder público.

O ambientalista também alertou sobre a necessidade do cumprimento de alguns prazos, a exemplo do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), onde Guarabira, juntamente com os municípios circunvizinhos, devem implantar um aterro sanitário para o reaproveitamento dos resíduos sólidos, extinguindo os famosos “lixões”. O não-cumprimento deste projeto acarretará em punições.

2013-07-16 14.55.19Para a escolha das metas prioritárias, foram criados quatro grupos de discussão. Cada grupo definiu cinco metas referentes aos temas selecionados. Em seguida, foram escolhidas por todos os presentes as cinco propostas que serão levadas para a Conferência Estadual.

Após votação, foram eleitos os seguintes delegados em suas representações:

Natos: Ubaldo Thompson, Marcia Alves e Marcio Serafim

Estado: Anderson Oliveira (UFPB) e Leandro Paiva (UEPB)

Sociedade civil: Alecsandro da Fonseca (Assoc. moradores do Mutirão), Ricardo Pereira (Sindlimp), Euzelma Belarmino (FCD), e Silvana Rodrigues (Fundação Cuca).

Poder público: Alcides Camilo, Marcia Amaral.

Clique AQUI e confira mais imagens.

Outras Notícias