Prefeitura de Guarabira realiza IX Conferência da Assistência Social com apresentações e debates

confereA gestão e o financiamento na efetivação do SUAS foi o tema abordado nesta conferência

A Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria da Família, Bem Estar, Criança e Adolescente, realizou nesta quinta-feira (01/08), a IX Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema: “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, o evento aconteceu no ginásio do Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura (CIEEC) do município, no bairro Novo.

A Conferência contou com as presenças do secretário de Ação Social e de Educação do município, Elias Asfora e Raimundo Macedo, do presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Isaac Rodrigues, dos vereadores Marcos de Enoque e Adriana de Severo, bem como de representantes de diversos grupos da sociedade civil organizada.

A deputada estadual Léa Toscano, que na ocasião estava representando o prefeito Zenóbio Toscano, também compareceu à Conferência. Ela destacou a importância da realização deste evento, traduzindo assim a preocupação do prefeito Zenóbio em dar prioridade ao bem-estar social da população. Léa ressaltou também algumas ações da Prefeitura de Guarabira em prol da saúde e da educação das crianças, a exemplo dos tratamentos odontológicos oferecidos pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), das atividades extra-classe (viagens e práticas esportivas) encontradas nas escolas municipais, da pavimentação de mais de 20 ruas, evitando que as crianças vivam em meio à lama, além da efetivação da parceria entre Prefeitura e Governo Estadual para a formação de uma orquestra sinfônica para as crianças carentes do bairro do Mutirão.

De acordo com o secretário Elias Asfora, o evento teve como objetivo, analisar, propor e deliberar, num contexto local, as diretrizes para a gestão e financiamento do SUAS, e ao mesmo tempo reconhecendo a responsabilidade de cada ente federado.

DSC01042Durante o evento, houve a apresentação de dança e música das crianças que integram o Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e da Fundação Cuca. Por fim, foi realizada a votação para a escolha dos delegados que irão para a conferência estadual, prevista para acontecer no mês de outubro. São eles:

Poder público: Marcelino Pereira (Sec. Ação Social), Clemylsonn Cardoso (Sec. Planejamento), José Izac Rodrigues (Hospital Regional de Guarabira), Edna Maria (CREAS) e Josefa Leite (CRAS-idoso). / Suplentes – Luciana Soares, Ewelyne do Nascimento, Iaponnam de Lima (ambas do CRAS), Janaina Alves e Giselda Fidelis (ambas do ESF).

Sociedade civil: Iris Cristina (Com. Talita), Ricardo Francisco (MAC), Euzelma Belarmino (FCD), José Francisco (Abrigo São Vicente de Paulo) e Wandson Rogério. / Suplentes – Israel Monteiro, Diego Domingos, Rita Benício, Danilo Ribeiro e Jorge Diniz.

Clique AQUI e confira mais imagens do evento.