Prefeitura de Guarabira tira maior nota entre os municípios da PB em ranking da Escala Brasil Transparente

A Prefeitura de Guarabira alcançou o primeiro lugar no ranking da Escala Brasil Transparente entre os municípios da Paraíba. Com a nota 8,51, Guarabira desbancou a capital João Pessoa, que aparece em segundo lugar com a nota 7,99. Com a nota registrada, a “Capital do Brejo” também conquista outro importante feito, ter superado a média nacional, que é de 6,50.

Entre os estados brasileiros, o Governo da Paraíba obteve a nota 7,42 no ranking, ocupando assim a 19ª posição. A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma ferramenta de monitoramento da transparência pública em estados e municípios brasileiros.

A EBT – Avaliação 360° incorporou aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras. Com a aplicação dessa métrica, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.