Prefeitura e ONG oferecem palestra, serviços e atendimento clínico pelo combate contra o câncer de mama

ação5A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarabira promoveu na manhã do último sábado (30/05) uma série de ações e serviços em prol do combate ao câncer de mama. Mulheres de diversas localidades do município marcaram presença no Centro de Referência da Mulher e da Criança, no bairro Novo, onde ocorreu o evento.

Embora esta ação não faça parte de nenhuma campanha nacional, o secretário Wellington Oliveira resolveu oferecer estas atividades para integrar a ação voluntária da ONG “Amigos do Peito” que, juntamente com a equipe do Projeto Andorinhar, realizou dinâmicas e uma palestra educativa, orientando as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. A palestra foi ministrada pela enfermeira e professora universitária Cíntia Costa, que além de conscientizar o público presente com o tema também relatou seu testemunho de vida, pois aos 31 anos foi diagnosticada com o tumor maligno.

Um nutritivo café-da-manhã foi oferecido para todos. Por parte da Secretaria da Família, Bem-Estar, Criança e Adolescente foram disponibilizados serviços de embelezamento como manicure e corte de cabelo. As mastologistas Joana Marisa e Eulina Ramalho, que integram a ONG realizaram 86 atendimentos clínicos além de 60 mamografias efetuadas gratuitamente. Vale lembrar também o registro de 40 vacinas contra o vírus Influenza.

A coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Macedo, ressaltou o quanto é fundamental para as mulheres buscar a mamografia, pois o tumor, quando diagnosticado ainda em nível inicial, tem 100% de chance de cura.

CLIQUE AQUI e confira mais imagens.