Prefeitura participa de elaboração para o Plano de Desenvolvimento do Turismo no Estado até 2030

O Secretário de Administração do Município de Guarabira, Dayvid Carneiro, esteve na manhã desta terça-feira, dia 18 de outubro, no auditório da CINEP – Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, em João Pessoa, representando o Município na apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Paraíba até 2030. O evento contou com a presidência do Diretor da CINEP, Romulo Polari e de dezenas de secretários das cidades paraibanas, representantes do trade turístico e de órgãos públicos estaduais e municipais que gerenciam o segmento no estado.

De acordo com o secretário, o plano será conduzido com a participação e opinião dos municípios turísticos do Estado com a realização de fóruns, seminários e debates e que todos terão a oportunidade de se pronunciar e apresentar propostas. “A participação de Guarabira nesse momento é muito importante pois agora de fato somos classificado como o Município Turístico graças a um trabalho muito significante da nossa Secretaria de Cultura e Turismo, do envolvimento de outras secretarias e principalmente do Prefeito Marcus que teve a visão de que através do turismo podemos mudar a vida de muitos guarabirenses e estamos cada vez mais investindo no setor e integrando a região e nossos destinos”, destacou Dayvid.

O plano é um instrumento de planejamento integrado para orientar o desenvolvimento descentralizado da atividade turística, a partir da interiorização das ações e investimentos definidos e priorizados em uma carteira de projetos estratégicos, com a inclusão das comunidades produtivas visando a melhoria da qualidade de vida da população.

As diretrizes do plano são: interiorização do turismo, abordagem territorial, integração e participação social, inclusão das comunidades tradicionais, gestão descentralizada no âmbito Sistema Nacional do Turismo, sustentabilidade das regiões turísticas, inovação com visão integradora do desenvolvimento produtivo e competitividade gerando negócios no setor de turismo.

O plano terá nove etapas distintas, a começar da elaboração do plano de trabalho executivo; Diagnóstico: análise do turismo paraibano ontem e hoje; Planejamento Estratégico: condicionantes, tendências, cenários e carteira de projetos: Planos Táticos; Portal Web; Plano de Monitoramento de Execução; Plano de Comunicação; Plano de Marketing e Promoção; Sinalização Turística.

Outras Notícias