Prefeitura promove ações alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

faça bonitoCom o lema “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, que desde a última segunda-feira (19/5) a Secretaria da Família, Bem Estar, Criança e Adolescente da Prefeitura de Guarabira, por meio do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – vem realizando atividades alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que foi celebrado oficialmente, no último domingo, dia 18 de maio.

Nessa terça-feira (20), o CREAS debateu com a sociedade civil organizada e a população em geral acerca do assunto. O evento que foi preparado pela coordenadora do CREAS Edna Teodósio e equipe ocorreu no prédio da Câmara Municipal de Guarabira e contou com as presenças dos palestrantes convidados, o juiz de Direito Dr. José Geraldo Pontes e Cassandra Figueiredo (representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano), além de Sebastian Haury (diretor da AMECC – Associação Menores Com Cristo), Gláucia Gomes (Conselho Tutelar), Nana Rodrigues (Conselho de Direito), professora Aparecida Trajano (E.E.E.F.M. Professor José Soraes de Carvalho), Ricardo Moreno (MAC – Movimento de Adolescentes e Crianças) e Josenilda Rodrigues (Projeto Anajô), Manoel Vicente e Elinalda Gonçalves (Secretaria da Família) e o vereador da Casa Marcos de Enoque. (veja fotos)

Já no período da tarde a equipe do CREAS montou um Pit Stop na Praça João Pessoa, onde foram realizados serviços de panfletagem com os transeuntes, motoristas e nas lojas comerciais adjacentes, no sentido de alertar e orientar as pessoas sobre o abuso e a exploração sexual contra menor de idade. Durante a ação aconteceu uma apresentação cultural do grupo de percussão de meninos da AMECC e do grupo de dança de meninas da Associação Talita. (veja fotos)

Dados nacionais informam que a cada 15 segundos uma criança é abusada no Brasil; o país ocupa o 4º lugar no ranking da Pedofilia; foram formuladas 4.338 denúncias de Pedofilia só em janeiro de 2010; 80% dos casos de abuso sexual infantil são intrafamiliar; O Estado da Paraíba, a nível nacional, ocupa o 19º lugar em denúncias de exploração sexual infantil.

Como denunciar

Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Guarabira – (83) 3271-1498; Delegacia da Mulher de Guarabira – (83) 3271-2278; CREAS Guarabira – (83) 3271-4340; CREAS SEDH – (83) 3218-6666; Polícia Civil – 197; Polícia Rodoviária Federal – 191; Disque Direitos Humanos – 100; Em caso de emergência (Polícia Militar) – 190.

As atividades referentes ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes se encerram nesta sexta-feira (23/5) – com a cidade de Guarabira sediando, nestas quinta e sexta o Seminário “Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Paraíba’, sendo uma realização do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria da Família, Bem Estar, Criança e Adolescente, e FEPETI (Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil).