Prefeitura promove palestra sobre o Autismo para profissionais da Educação

DSCN5868A Secretaria de Educação da Prefeitura de Guarabira, através da Coordenadoria da Educação Inclusiva – promoveu na manhã de quinta-feira (9/4), na sede da Câmara Municipal, uma palestra que discutiu sobre a pessoa com Espectro Autista (Autismo). O evento teve como palestrante o psicólogo e mestre em educação, Júnior Fidellys, o qual é representante da Funad – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência, do Governo do Estado, e foi direcionado, especialmente, aos professores da rede municipal de ensino.

O evento foi aberto pelo secretário de Educação Raimundo Macedo, que agradeceu a presença dos docentes e representantes de outras instituições convidadas, disse que sempre estará aberto para o diálogo sobre temas ligados a busca inclusiva na escola, em seguida desejou uma boa palestra para os participantes.

Além de Raimundo Macedo, destacamos também as presenças da enfermeira Daysi Campos, coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), da Secretaria Municipal de Saúde; além das coordenadoras da SME Gracina Pontes (pedagógica), Wládia Cristina (mais educação) e Verônica Carvalho, esta última é a responsável pela Educação Inclusiva, a qual, juntamente com a sua equipe, organizou o referido evento.

DSCN5883De acordo com a professora Verônica, a tocante palestra faz parte do curso de formação continuada “Buscando Competência para Incluir”, onde contou também com a participação dos cursistas. Além de, segundo ela, servir, do mesmo modo, como uma conscientização em relação ao Dia Mundial do Autismo, que ocorreu n0 último dia 2 de abril.

– Muitas vezes a falta de conhecimento e alguns preconceitos acabam prejudicando a inserção social das pessoas com esse transtorno – destacou a coordenadora.

Para o professor Fidellys, este é um momento muito rico e muito especial, a participação dos professores, tanto da rede municipal, quanto da estadual, o importante é a presença deles neste tipo de evento.

O Autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. Sendo marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. (Clique AQUI e veja mais fotos da palestra)

DSCN5880 DSCN5860DSCN5846DSCN5938