Prefeitura realiza V Ação de Educação Inclusiva com palestra sobre políticas públicas na Câmara Municipal

educação_inclusivaA Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Educação, está realizando neste mês de setembro, ações voltadas para gestores, professores, educadores e a comunidade em geral com o objetivo de promover, como o próprio Ministério da Educação preconiza, a  formação continuada de gestores e educadores das redes estaduais e municipais de ensino para que sejam capazes de oferecer educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O propósito é que as redes atendam com qualidade e incluam nas classes comuns do ensino regular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Uma palestra na Câmara Municipal de Guarabira com Ms. Ana Paula Soares L. Rodrigues ( Assessora de Educação Especial – FUNAD) marcou a primeira ação, no dia 02 de setembro, tendo como o tema “Educação Inclusiva: Um novo Olhar/Políticas Públicas”

Na segunda ação, que aconteceu no dia 09 de setembro na Associação Comercial e Empresarial de Guarabira, foi realizado um encontro pedagógico, ministrado pela Psicóloga Cláudia Claudino de Pontes para debater a deficiência intelectual, dando orientações à comunidade em geral, além de gestores e professores. A terceira ação foi voltada para divulgação das ações em redes sociais.

Uma palestra sobre surdez e as barreiras da comunicação ministrada pela fonoaudióloga e psicopedagoga Daisy Campos, ocorrida na Associação Comercial e voltada para gestores, professores e cuidadores da rede municipal de educação no último dia 16 marcou a 4ª ação.

E para fechar a programação alusiva à 12ª Semana de Ação Mundial, será realizada uma oficina de libras, nesta quinta – feira, dia 25, às 19hs no CIEC, com a professora e intérprete de libras Geusa Duarte que fará um breve histórico da educação dos surdos, além de citar os parâmetros das libras e o alfabeto manual.

As escolas participantes do Programa de Educação Inclusiva são o Centro educacional Edivardo Toscano, Escola Municipal Maria Eulália Cantalice, Escola Municipal Nazilda Cunha Moura e Escola Municipal Sergio Luiz de Melo Gomes, cujo programa é coordenado por Maria Verônica dos Santos Carvalho.