Professores e gestores da rede pública de Guarabira e região do Brejo participam de Seminário de Educação no Campo

2013-11-28 10.12.54Evento aconteceu no CIEEC e tem a realização do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Educação, promoveu nesta quinta-feira (28/11) o Seminário Regional de Educação do Campo. O evento aconteceu no Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura (CIEEC) e tem a realização do Comitê Estadual de Educação no Campo em parceria com o Governo do Estado.

O Seminário contou com a presença do prefeito Zenóbio Toscano, do secretário de Educação, Raimundo Macedo, além de diversos educadores, técnicos e secretários municipais de outros municípios do Brejo, que integram a 2ª Gerência Regional de Ensino, uma vez que este evento foi realizado nos municípios de Patos, Monteiro, João Pessoa, Princesa Isabel, Cajazeiras, Mamanguape, Souza, Cuité, Campina Grande, Catolé do Rocha, Itabaiana e Pombal.

De acordo com a organização do evento, o objetivo do seminário é fortalecer as ações educativas da educação do campo por meio de discussões das legislações e práticas pedagógicas desta modalidade de ensino. Neste encontro foram debatidos temas como “O Campesinato Brasileiro”, com enfoque nas lutas por direitos no campo e a luta por educação no campo, “Concepção, Desafios e Perspectivas”, “A Realidade da Educação do campo e nas escolas do Município e do Estado e as experiências dos movimentos sociais do campo” e a “Socialização das práticas pedagógicas e debate”.

Em seu discurso, Raimundo afirmou que a Prefeitura trabalha para que não haja o chamado “êxodo rural” onde os alunos deixem de estudar na zona rural para se deslocarem à zona urbana. E alguns passos já foram dados, a exemplo da entrega de novas carteiras nas salas de aula de todas as instituições de ensino da zona rural, tal como a disponibilidade de ônibus escolares para aproximar os alunos que vivem em áreas distantes das escolas.

CLIQUE AQUI e confira mais imagens do evento.