Profissionais da Atenção Básica participam de encontro sobre utilização do programa de informação E-SUS

20140724_145124Representante do Ministério da Saúde orientou os presentes a respeito da utilização do programa

Na tarde da última quinta-feira (24/07), as equipes das unidades básicas de saúde, digitadores, e coordenações de saúde de Guarabira participaram de um encontro com a representante do Ministério da Saúde na Paraíba, Priscila Nunes, na Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo deste encontro foi a realização de uma capacitação na área da Atenção Básica para a utilização do software público E-SUS (E-SUS AB), ferramenta oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde que possibilita a organização dos serviços nas unidades de atenção básica. É o substituto do antigo Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).

Priscila fez uma explanação sobre o programa e tirou dúvidas do público. Ela afirmou que, por meio do E-SUS,é  implantado o prontuário eletrônico, reunindo, sem necessidade de papel, todo o histórico de atendimento daquele paciente. Além disso, oferece soluções para controle de estoques de medicamentos e insumos, agendamento de consultas e monitoramento do cumprimento da carga horária dos profissionais de cada unidade.

O E-SUS também oferece informações a respeito do perfil do profissional que está atendendo, que trabalhos foram desempenhados pelo médico, a exemplo de atividades coletivas, ações educativas.

Para a coordenadora da Atenção Básica do município, Fernanda Macedo, esse é um momento de grande importância para a Saúde de Guarabira, sobretudo para a atenção básica, que se torna mais solidificada com a utilização deste serviço, que se iniciará a partir de agosto.