Programa “O povo pergunta, o secretário responde” entrevista secretários Marcelo Bandeira e André Filho

Calçamentos breves de trechos de estradas na zona rural e entrega de Museu recuperado para o dia 5 de julho foram uns dos destaques da sabatina

Os secretários Marcelo Bandeira e André Filho, de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca e Cultura e Turismo, respectivamente, foram entrevistados na segunda edição do programa “O povo pergunta, o secretário responde” desta terça – feira (18/06) às 11h00 pela Rádio Constelação FM. Durante o programa, ouvintes puderam fazer perguntas e comentar os assuntos debatidos.

O secretário Marcelo Bandeira comentou inicialmente sobre o período de estiagem vivido em Guarabira. Ele destacou o convênio da prefeitura com o Governo do Estado que disponibilizou três carros pipas para atender as áreas mais necessitadas. “Foi disponibilizado pelo Governo do Estado por três meses carros pipa para a distribuição de água. Estamos renovando este importante convênio. Enquanto não chove o suficiente, continuaremos com o abastecimento d’água”. Afirmou o secretário.

Sobre a recuperação de barragens e açudes e a chegada de novas máquinas para o município, Marcelo ressaltou que a partir de agora o trabalho será contínuo. “É um serviço que está sendo bem aceito na zona rural. São duas mil horas com duas retroescavadeiras. Ainda temos algumas áreas que ainda precisam ser contempladas. Os pontos mais críticos serão lembrados. Com a chegada dessa nova retroescavadeira teremos condição de ampliar os serviços e atender as comunidades”. Afirmou Marcelo. Nesta semana, Guarabira recebeu uma retroescavadeira e uma motoniveladora, ação que faz parte do Programa de Aceleração de Crescimento do Governo Federal.

Marcelo Bandeira também comentou as plenárias do Orçamento Popular Participativo realizadas na zona rural de Guarabira e anunciou ainda o calçamento para algumas áreas da zona rural. “Estradas e abastecimento d’água são os pleitos mais pedidos na zona rural. Em relação às estradas, pretendemos calçar alguns pontos críticos, algumas ladeiras que quando chove, ficam com o acesso bastante debilitado”.

Já sobre o matadouro público de Guarabira, o secretário comentou a reforma que está sendo executada. “Estamos fazendo esse trabalho de melhoria no matadouro. As carnes não podem ser prejudicadas. Recuperamos o transporte, fogões, além do trabalho de dedetização e várias ações para melhorar a qualidade da carne de nossa população”.

Finalizando, Marcelo Bandeira fez menção sobre o PNHR – Plano Nacional de Habitação Rural em Guarabira. “Já cadastramos 50 pessoas. Quem tiver qualquer dúvida pode ir à secretaria. Várias famílias dos sítios Catolé, Serrinha, Maciel, Caboclo, Tananduba e o distrito do Pirpiri já estão cadastradas e serão beneficiadas”.

O Secretário de Cultura e Turismo, André Filho, aproveitou o espaço para falar sobre a reforma do Teatro Geraldo Alverga. “O nosso teatro já está todo restaurado. Os camarins, banheiros e a iluminação estão prontos. Vamos entregar a população para que Guarabira possa receber eventos do porte do nosso município. Eventos que valorizem a cultura.”

O secretário comentou também o “Salão do Artesanato”, que será realizado entre os dias 20 e 23 de Junho, com a participação de expositores de outros municípios. “Teremos expositores de Bananeiras, Pirpirituba, além de Guarabira. Todos os preparativos estão sendo feitos para que a população veja os valores no artesanato com os nossos artesãos”. Afirmou.

Ao final da entrevista, André Filho convidou a população para participar dos festejos de São João que serão realizados na cidade de Guarabira. “É um momento muito importante para Guarabira. Quero convidar a população guarabirense para participar deste importante evento que estamos organizando. A cultura também dará sua contribuição.”

O secretário ainda confirmou que a reabertura do Museu Sacro será no dia 5 de Julho.