Projeto PRIMA transformará a vida de jovens carentes de Guarabira

Implantação do projeto deverá acontecer já neste mês de agosto

Integrantes do Projeto de Inclusão através da Musica e das Artes – Prima, estiveram reunidos com o prefeito Zenóbio Toscano na manhã desta quarta-feira (31) para debater a efetivação do projeto do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Guarabira.

O maestro da Orquestra Sinfônica da Paraíba, pedagogo e solista de oboé  Alex Klein, responsável pelo projeto a nível estadual, também esteve acompanhado do gerente executivo de promoção cultural da Secult do Governo do Estado, Milton Dornellas, e da administradora Catalina Guevara, visitando as instalações do CIEEC onde serão ministradas as aulas e o Conjunto Mutirão, comunidade alvo para a implantação inicial do programa.

Equipe do Prima junto a alunos do Mais Educação

Segundo Klein, o processo de formação de uma orquestra sinfônica formada por crianças e jovens carentes terá início imediato, já que boa parte dos equipamentos necessários já foram adquiridos, faltando apenas o lançamento oficial que deverá ocorrer neste mês de agosto quando o governador Ricardo Coutinho estará visitando a rainha do brejo.

No total serão quase R$ 500 mil reais investidos pelo Governo do Estado em instrumentos musicais, inclusive em piano e harpa, com aulas diariamente, e, devido a isto, em poucos meses os estudantes já estarão com condições de se apresentar ao público com peças simples, e posteriormente, avançando no universo musical. Para se deslocarem ao CIEEC, os alunos terão transporte garantido cedido pela Prefeitura.

Inicialmente deverão fazer parte do projeto 50 crianças, porém, a intenção é de que nos meses seguintes o programa de inclusão atenda 200 jovens, que aprenderão a tocar instrumentos de sopro, cordas, metais, percussão, madeira, entre outros, além de formação em musicalização.

Segundo o prefeito Zenóbio, o mais importante é o caráter inclusivo do projeto que tem por objetivo transformar a vida dos jovens carentes, que deixarão de lado às ruas e a ociosidade para enveredar pelo universo musical e se tornarem grandes talentos.