Público prestigia exposições “Pavão Misterioso: Na percepção do artista” e “Tributo ao Mestre Deda”, no CEDOC

10639444_802563166430537_816662095212425796_nEvento integra programação da Mostra de Arte e Cultura Popular, em comemoração ao Dia do Folclore

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, dando prosseguimento aos eventos que compõem a Mostra de Arte e Cultura Popular, promoveu na noite desta quinta-feira (21/08) as exposições “O Pavão Misterioso: Na percepção do artista” e “Tributo a Mestre Deda”, no Centro de Documentação Cel. João Pimentel (CEDOC).

Diversas pessoas prestigiaram a exposição. O secretário da referida pasta, André Filho, juntamente com o diretor do CEDOC, Percinaldo Toscano, e demais integrantes da administração municipal, receberam os convidados que puderam conferir as pinturas e esculturas referentes ao pavão, famoso por conta da história escrita pelo cordelista guarabirense José Camelo de Melo Rezende.

De acordo com o artista plástico Elias dos Santos, o conto do pavão misterioso serve de inspiração para que muitos artistas da cidade e da região retratem sua forma de ilustrar essa história. Um dos quadros expostos no CEDOC é de sua autoria, assim como de artistas como Silvio Lima, Gilvan Domingos, Alighieri Damião entre outros.

O artesanato de semblantes tristes e expressões melancólicas criados pelo Mestre Deda (in memoriam) também foram prestigiados pelo público presente no CEDOC. O artesão Luis Firmino relembrou um pouco de sua convivência com o artista, onde alegou ter proposto uma parceria com o colega, porém teve o convite recusado por Mestre Deda, pois percebeu que seus estilos são diferentes. Mesmo assim, Luís não deixou de admirar o trabalho do artista.

O público também teve a oportunidade de acompanhar outras exposições já existentes no Centro de Documentação, a exemplo das trajetórias de vida dos saudosos políticos Ronaldo Cunha Lima e João Pimentel, além das obras de Luís Firmino e dos registros históricos do município.

CLIQUE AQUI e confira mais imagens da exposição.

Outras Notícias