Público prestigia palestra sobre literatura de cordel com destaque para o “Pavão Misterioso”

cordel3A interação do público com os palestrantes foi o ponto alto deste encontro, realizado no Teatro Geraldo Alverga, integrando programação da Semana de Arte e Cultura

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na tarde desta quinta-feira (29/05) uma palestra sobre literatura de cordel, com a participação de professores, estudantes da rede pública e privada de ensino, e representantes da Universidade Federal da Paraíba.

A palestra aconteceu no Teatro Geraldo Alverga, sendo conduzida pela professora doutora Beliza Áurea de Arruda Melo, tendo a mediação dos cordelistas João Paulo e Biu do Cordel. O secretário de Cultura e Turismo, André Filho, juntamente com o diretor do teatro, João Pedro, também marcaram presença na palestra, que abordou, entre outros assuntos, o espaço do cordel no gosto literário atual.

A interação do público com os palestrantes foi o ponto alto deste encontro, marcado pela celebração dos 90 anos do Romance do Pavão Misterioso, considerado como um dos cordéis mais influentes do mundo, escrito por José Camelo de Melo Rezende no final dos anos 20.

De acordo com Beliza, a intenção desta palestra é a formação de um novo público, mostrando que o cordel não é uma literatura ultrapassada e que tem condições de se modernizar sem perder sua essência tradicionalista. O que encantou mais nesse evento, conforme dito pela professora, foi a presença do público infanto-juvenil, mostrando pleno interesse e curiosidade ao tema abordado.

Esta forma de narrativa, tendo Guarabira como seu berço, continua presente na cidade. Prova disto foi a tenda improvisada no teatro pelo cordelista Biu do Cordel, acompanhado por ilustrações referentes a história do Romance do Pavão Misterioso.

CLIQUE AQUI e confira mais imagens da palestra.