APRESENTAÇÃO

O que você tem feito com o lixo que produz? De que forma você tem contribuído para manter a qualidade do meio ambiente em que vivemos? A quantidade demasiada de lixo gerado a cada minuto e descartado sem tratamento, vem causando danos irreparáveis ao meio ambiente e à saúde das pessoas, em particular a saúde dos mais carentes e que vivem marginalizados. Isso nos leva a refletir sobre questões importantes como essas.

Hoje temos a coleta seletiva como uma ferramenta importante para mudarmos essa realidade. Isso significa que a questão do lixo está sendo vista de forma responsável, tanto pelo poder público, quanto pela população.

A prefeitura de Guarabira, por meio da secretaria municipal de meio ambiente, comprometidos com um mundo mais sustentável, tem hoje, em suas ações, uma grande preocupação com a temática ambiental, tendo como foco central o bem-estar da geração atual e das gerações futuras.

Esta cartilha é uma contribuição da secretaria municipal de meio ambiente e seus parceiros para divulgar a prática da coleta seletiva e promover a educação ambiental junto à sociedade.

O QUE É RECICLAGEM?

A reciclagem é a transformação de material, cuja a sua primeira utilidade não tem mais função, em um novo produto.

  • O que é lixo?

Lixo é tudo aquilo que pode ser jogado fora: restos, materiais considerados inúteis, indesejáveis ou descartáveis. Em média uma pessoa produz cerca de meio quilo de lixo diariamente, ou seja, uma pessoa com 18 anos já produziu em torna de 9.550 quilos de lixo durante sua vida, o que é equivalente a 10 automóveis fusca de lixo.