SAÚDE: Atenção Básica apresenta equipe do SAD aos Agentes de Saúde e Enfermeiros de PSF’s

Serviço de Assistência a Domicílio em Saúde foi criado recentemente pela Prefeitura de Guarabira e realizará ação integrada com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde

sadddA Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Guarabira promoveu durante três dias, reuniões com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde da Família (PSF’s), sendo Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde, para discutir assuntos inerentes ao funcionamento das unidades, ao tempo em que fez a apresentação da equipe do Serviço de Assistência a Domicilio em Saúde – SAD, a qual irá caminhar, de forma integrada, com os profissionais dos postos de saúde de cada comunidade.

Nos encontros, que ocorreram nos dias 27, 28 e 29 de maio, no auditório da SMS, também foi fortalecido a ideia de se ver o NASF como núcleo de apoio à saúde da família e não como serviço independente e/ou ambulatorial.
Ainda durante as reuniões foram firmados os conceitos dos programas acima mencionados para dirimir dúvidas e aperfeiçoar o serviço. Também foi abordado o tema de combate ao tabagismo pelo enfermeiro Bento Forte, o qual recebeu capacitação oferecida pela Secretaria Estadual de Saúde e serviu de multiplicador para os profissionais da Atenção Básica em Saúde de Guarabira.

DSC08698 DSC08706A coordenadora de Atenção Básica Dra. Fernanda Macedo nos informou que as reuniões também serviram para novo ajustamento de condutas com relação ao cumprimento de horário, agendamento de consultas, etc. Já a Dra. Daisy Campos (coordenadora do SAD) se encarregou de apresentar a sua equipe aos profissionais dos PSF’s.

A equipe do SAD-Guarabira foi criada recentemente pela atual administração municipal, e beneficiará os acamados em suas próprias residências, onde receberão toda a assistência médica e com equipamentos necessários sem sair de casa, sendo acompanhado de perto pela família. Confira os componentes do SAD e suas funções:

Equipe multidisciplinar Atenção Domiciliar tipo 1
Enfermeiras: Cryslayne Ferreira de Lima, Diana Pacheco de Albuquerque, Isis Emanuelle Santana de Lima; Médicas: Danielle Simões Campos de Melo e Cinthia Albuquerque Feijó; Fisioterapeutas: Morgana Xavier Lima de Miranda e Wanderley Lima da Silva; Psicóloga: Ana Paula; Técnicos de enfermagem: Herika Cavalcante Alves, Lívia Suênia da Costa, Maria Lúcia Constatino Ferreira e Patrícia.

Equipe Multidisciplinar de apoio
Fonoaudióloga: Camila Carvalho Pereira; Nutricionista: Gessyca Gécia Soares de Lima; Psicóloga: Flaviana de Moura Cavalcante.

Clique aqui e veja mais fotos do esncontro