Saúde Bucal encerra ‘Julho Verde’ com ação instrutiva com os policiais do 4º BPM

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarabira, através da Coordenação de Saúde Bucal, encerrou na manhã desta quinta-feira (26/7), a campanha Julho Verde. O evento foi realizado no auditório do Serviço Social do Comércio – Sesc, e foi direcionado aos policiais do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar). O evento contou com a presença do vice-prefeito Marcus Diôgo, o secretário de Saúde Wellington Oliveira, o comandante do 4º BPM; tenente-coronel Gilberto Felipe e boa parte da corporação militar, a presidente da Câmara Municipal Neide de Teotônio, os coordenadores Cid Cordeiro (Comunicação PMG), Lanne Silva (Centro de Referência da Mulher e da Criança) e Djailson Santos (Núcleo Municipal de IST/HIV/AIDS; além dos odontólogos da Atenção Básica e seus respectivos auxiliares em saúde bucal.

Lançada em 2014 pela associação brasileira de cirurgiões de cabeça e pescoço, esta campanha tem como principal objetivo conscientizar a população sobre o autocuidado e prevenção ao câncer de boca e o de cabeça e pescoço. Em Guarabira, a lei 1553 de 9 de abril deste ano, autoria do vereador Renato Toscano, institui, no âmbito do município de Guarabira, o mês de julho como o julho verde.

Durante todo o mês as unidades básicas de saúde da família, com o apoio do Nasf (Núcleo de Assistência à Saúde da Família), realizaram a campanha, com palestras, exames da cavidade oral e distribuição de kits Odontológicos. O encerramento do julho Verde 2018 contou com uma palestra de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço e de próstata ministrada pelo fisioterapeuta Ranieri Santos; complementado por Djailson Santos que falou acerca das doenças sexualmente transmissíveis – direcionada, exatamente, aos policiais militares e aos dentistas do município.