Saúde de Guarabira realiza capacitação em primeiros socorros com equipes de creches

pageA Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação através do PSE – Programa Saúde Na Escola do Ministério da Saúde – realizou nesta sexta-feira (10/6) um curso de Capacitação de Primeiros Socorros com representantes das creches da rede municipal de Guarabira. A palestra foi ministrada pela enfermeira Ana Emília, que além de ser responsável pela Unidade Básica de Saúde do bairro Assis Chateaubriand, também integra a equipe de socorristas do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Guarabira, a qual é detentora de importantes especialidades na arte de urgências e emergências, como curso de socorrista, BLS, e método Start e conclui pós graduação de especialização em urgência, emergência e UTI. A capacitação conta com o importante apoio da Prefeitura de Guarabira.

Prestigiaram a ação, a coordenadora de Atenção Básica em Saúde da SMS Fernanda Macedo, a coordenadora do Serviço de Atendimento à Domicílio – SAD Guarabira Daisy Campos; e ainda as coordenadoras da educação infantil da SME, Helenilda Helena, Roseline Ferreira e Edjane Menezes.

De acordo com a palestrante, a capacitação trata de uma proposta dentro do Programa Saúde na Escola, que envolve as escolas e a atenção básica em saúde, numa parceria escola-PSF. Segundo a mesma, o interesse de abordar prevenção de acidentes e primeiros socorros com as monitoras das creches foi devido ao risco de acidentes que envolvem as crianças em idade pré-escolar, como engasgo, intoxicação, queimaduras, choque elétrico, entre outros, bem como foram abordados também situações clínicas comuns nas crianças como febre. “Preparando as referidas profissionais para saber como agir nessas situações”, destacou.

Veja mais fotos clicando aqui