Saúde de Guarabira realiza palestra sobre doença rara na área pediátrica para profissionais da atenção básica

pageA Prefeitura de Guarabira através da Secretaria de Secretaria Municipal de Saúde realizou, na manhã desta quarta-feira (26/10), uma importante palestra, enfatizando a Mucopolissacaridose; um tipo raro de doença que afeta bebês, levando-os a problemas nos ossos, articulações, coração, olhos, ouvidos, sistema nervoso central e outros. O evento teve como foco os profissionais de saúde do município, inclusive os integrantes da Atenção Básica.

A palestra foi ministrada pela médica pediátrica Paula Fracinetti, a qual possui graduação em medicina pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em pediatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Genética Médica pela Université Louis Pasteur da França. Título de Especialista em Genética Medica pela Sociedade Brasileira de Genética Medica (SBGM).

E ainda, atualmente é professora associada da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)-PB, onde leciona Genética Médica e Pediatria. Além de atuar em Genética Médica com ênfase em doenças genéticas em pediatria, mucopolissacaridoses, distúrbios do crescimento, síndromes de microdeleção.

De acordo com a palestrante, apesar de ser uma doença rara, existe alguns casos em Guarabira, por isso a preocupação de repassar para os profissionais da Atenção Básica em Saúde, como detectar uma criança com a referida enfermidade.

A coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Macedo esteve representando o secretário de Saúde Wellington Oliveira, ao lado da coordenadora do Serviço de Assistência à Domicílio – SAD Daisy Campos. Entre as dezenas de profissionais de saúde presentes no evento, diversos Agentes Comunitários de Saúde prestigiaram atentamente a importante palestra que ocorreu no auditório da Agência do INSS, localizada na Rua Sabiniano Maia, em frente a Praça Novo Milênio, em Guarabira.