Saúde de Guarabira realiza treinamento em prevenção de incapacidades em Hanseníase

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Guarabira através do NASF-AB e da Coordenação de Vigilância Epidemiológica – realizou na manhã desta terça-feira (20/3), um treinamento avaliativo de prevenção de incapacidades em Hanseníase. O qual foi direcionado para médicos e enfermeiros da atenção básica em saúde do município.

Uma palestra por meio de slides, abordando o assunto em questão, foi ministrada pela fisioterapeuta do Nasf, Maria do Livramento Lira Portela.

A enfermeira Elicácia Cunha, que coordena a Vigilância Epidemiológica da SMS, também esteve presente no evento, e nos repassou alguns tópicos técnicos relacionados a Hanseníase. De acordo com ela, a Hanseníase é uma doença bacteriana causada pelo Bacilo de Hans; sendo uma enfermidade bastante antiga no mundo, antes denominada de ‘Lepra’. Mas que hoje tem cura e tratamento gratuito garantido pelo SUS – Sistema Único de Saúde, e disponível nas unidades de saúde do município.

– Se você tiver manchas e dormência na pele, deve procurar a unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico e tratamento precoce é muito importante para evitar complicações – alertou Elicácia.

A capacitação ocorreu no auditório da Unidade Básica de Saúde Dr. João Soares Pimentel – UBS Santa Terezinha.

Clique aqui e veja mais fotos do evento 

Coordenação de Comunicação

Outras Notícias