Prefeitura promove encontro para definir campanha de prevenção contra o câncer do colo do útero

Vacina contra HPV será aplicada em Alunas de 11 a 13 anos; reunião contou com a presença de gestores escolares, assistentes sociais e agentes da Saúde

reuniãoA Prefeitura de Guarabira, através do Núcleo de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, promoveu uma reunião na manhã desta quarta-feira (19/02), no auditório da referida Secretaria.

Profissionais da Saúde e da Assistência Social do município, além de gestores de escolas públicas e particulares marcaram presença no encontro, que foi conduzido pela Dra. Harlanne Herculano, gerente da 2ª Regional de Saúde do Estado.

A pauta desta reunião é a realização da Campanha de Prevenção contra o Câncer do Colo do Útero, marcada para o mês de março, onde agentes de saúde trabalharão em parceria com todas as escolas do município, em prol da imunização das estudantes que tem entre 11 e 13 anos, através da aplicação gratuita de vacinas contra o vírus HPV.

Dra. Harlanne informou aos presentes que o HPV é a segunda maior causa de câncer entre as mulheres, sendo capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 150 genótipos diferentes.

Durante a reunião, a gerente da 2ª GRS propôs a todos os profissionais da Saúde e da Educação que se envolvam no planejamento, implantação e execução da vacina. Para isso, é importante que cada instituição tenha suas atribuições e ações bem definidas, assim como devem elaborar um cronograma de atividades, conscientizando da importância da vacina HPV, começando pelas escolas, onde a disseminação das informações para pais e alunos seja imediata, uma vez que a primeira dose da vacina está marcada para o dia 10 de março.

Devido ao grande número de profissionais convidados para esta reunião, os que não compareceram neste primeiro encontro podem participar da próxima reunião, nesta quinta-feira (20), a partir das 8h30, no mesmo local.

CLIQUE AQUI e confira mais imagens desta reunião.

Outras Notícias