Sec. Municipal de Educação e MPT-PB premiam alunos e gestores com atividades sobre trabalho infantil

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) premiou na última quinta-feira (7) estudantes, professores e escolas públicas do município de Guarabira, que participaram da edição 2021 do Prêmio MPT na Escola – ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’. A solenidade de premiação aconteceu pela manhã na Câmara Municipal de Guarabira com a presença de autoridades, gestores públicos, educadores, alunos e familiares dos ganhadores, respeitando os protocolos de segurança. A procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo fez a entrega da premiação.

O pequeno Josivan dos Santos Herculano, 10 anos, exibiu, orgulhoso, a sua medalha de 1º lugar na categoria Desenho (Grupo 1) e o seu Certificado de campeão. Ao lado do seu trabalho, estampado em um banner, ele posou para fotos. “Tô feliz! Quis ensinar que a criança tem que estudar e não trabalhar, que é direito dela”, disse, explicando em que se inspirou para fazer o desenho. Josivan é aluno do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eulália Cantalice. Ele vai representar a Paraíba na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola, na categoria Desenho.

Para fazer o trabalho, Josivan foi orientado pela professora Márcia Andréa da Silva Souza, que também estava orgulhosa e recebeu medalha e certificado. “Fiquei imensamente emocionada e feliz, não somente por ter orientado o trabalho, mas feliz por Josivan. Ele é humilde, de um coração enorme e especial para mim. Foi maravilhoso ver a alegria dele, mostrando a premiação para os colegas da sala, todo entusiasmado. Foi merecida a premiação, pois Josivan ama desenhar. Os cadernos dele estão repletos de desenhos”, revelou a professora Márcia.

 

A diretora da escola recebeu o troféu. “É muito importante esse prêmio. Temos alunos carentes e nossa felicidade é grande nesse momento. É um grande incentivo! Quero agradecer a toda a equipe e professores pela conquista, inclusive à coordenadora Josemary Moura, que representou muito bem a nossa escola”, afirmou Iris Simões Bezerra, diretora da Escola Eulália Cantalice.

“Josivan é um filho muito bom. Ele gosta de desenhar e assiste muito desenho educativo. Creio que isso ajudou bastante! Procuro incentivar ainda mais. Estou muito feliz e grata por tudo”, revelou, orgulhosa, Heloisa Hermínio dos Santos, mãe de Josivan.

2º lugar: “Deixem as crianças sorrirem e sonharem”

A estudante Aryane Lara Oliveira de Souza, 11 anos, conquistou o 2º lugar na categoria Poesia (Grupo 1), com o trabalho “Deixem as crianças sorrirem e sonharem”. Ela também viveu um momento de grande emoção durante a premiação e posou para fotos mostrando seu trabalho, com medalha, certificado e segurando o troféu da sua escola. Ela é aluna do 5º ano da Escola Municipal Sebastião Bezerra Bastos e foi orientada pela professora Josilene Felinto da Silva, que também era só emoção, premiada no mês do professor. Jackeline Santos Oliveira de Souza também recebeu certificado por ter coordenado o projeto nessa escola.

Projeto ‘MPT na Escola’ será ampliado na Paraíba em 2022

A procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo destacou o sucesso do projeto, mesmo diante das restrições impostas pela pandemia e anunciou que o “MPT na Escola” será ampliado em 2022 na Paraíba. Ela destacou o mérito dos alunos, dos professores orientadores, coordenadores do projeto nas escolas, dos diretores e gestores de Guarabira que se envolveram e conseguiram um ótimo desempenho, tendo um estudante do município como representante da Paraíba na etapa nacional do prêmio.

Ela ressaltou, ainda, a importância da escola como peça chave no combate e na eliminação do trabalho infantil, essa grave violação dos direitos humanos. “O MPT veio aqui em Guarabira dizer o quanto cada um de vocês é fundamental nesse processo. Parabéns pelo desempenho! Foi brilhante!”, afirmou a procuradora, que é coordenadora regional da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente).

O projeto

O ‘Prêmio MPT na Escola’ é destinado aos estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º anos e aborda assuntos relacionados ao trabalho infantil e à aprendizagem profissional, visando despertar a consciência crítica e cidadã desde a idade escolar. O ‘MPT na Escola’ é desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho em vários estados do País. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil. A ideia é mobilizar, incentivar a produção cultural e, no final, premiar e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como reconhecer a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

 

 

PREMIADOS EM GUARABIRA:

1º lugar:(*Representará a Paraíba na etapa nacional)

Categoria Desenho – Grupo 1:

Aluno: Josivan dos Santos Herculano / 5º ano

Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eulália Cantalice

Professor(a)-Orientador(a): Márcia Andréa da Silva Souza

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Josemary Félix Moura

2º lugar:

Aluna: Aryane Lara Oliveira de Souza / 5º ano

Escola Municipal Sebastião Bezerra Bastos

Professor(a)-Orientador(a): Josilene Felinto da Silva

Coordenador(a) do Projeto na Escola: Jackeline Santos Oliveira de Souza

 

CODECOM-PMG

Com SECOM-MPT

Outras Notícias