Prefeitura de Guarabira realiza plenária geral do Orçamento Popular Participativo no CIEEC

06072013768Secretários e representantes da sociedade civil definiram prioridades para serem inseridas no PPA, LDO e LOA

A Prefeitura de Guarabira, através da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, realizou na manhã deste sábado (06/07) a plenária geral do Orçamento Popular Participativo (OPP). Representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada, a exemplo da Fraternidade Cristã de Deficientes (FCD), do Sedup, e dos representantes de associações de bairros, compareceram ao encontro.

O objetivo desta plenária geral é fazer uma seleção das melhores propostas que foram escolhidas durante todas plenárias realizadas nas 16 regiões do município para serem inseridas prioritariamente no Plano Plurianual (PPA), na Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), e na Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano.

O encontro aconteceu no ginásio do Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura (CIEEC) e contou com as presenças do Secretário de Educação (Raimundo Macêdo), Cultura e Turismo (André Filho), Meio Ambiente (Alcides Camilo), Infraestrutura (Marcus Diôgo), Esportes (Humberto Santos), Ação Social (Elias Asfora), Agricultura e Pesca (Marcelo Bandeira), e do Planejamento e Coordenação Geral (Márcia Amaral), que coordenou o encontro.

Durante o encontro foram promovidas palestras sobre a importância da participação popular no orçamento público, ministradas por Dinalva Mariano, educadora do Sedup; assim como o processo histórico da participação popular na democracia brasileira, ministrado por Orlandil Moreira, professor doutor da UFPB.

De acordo com Márcia Amaral, cerca de 1.780 pessoas preencheram o questionário em todas as OPPs realizadas em Guarabira, expondo as suas reivindicações, e que algumas delas foram escolhidas pelos secretários e representantes de bairros, levando em consideração a quantidade de votos que tal reivindicação obteve entre os questionários analisados e sua importância para Guarabira como um todo.

Entre as propostas apresentadas na plenária geral foram destacadas: Manutenção nas ações de apoio para o agricultor familiar, a exemplo do arrendamento de terras, distribuição de sementes e implementos agrícolas, melhorias e manutenção das estradas vicinais, a ampliação do canal do Juá, a implantação de um aterro sanitário, melhorias na rede de saneamento, construção e restauração de creches, casas populares, campos de futebol, ginásios poliesportivos e áreas de lazer.

O Prefeito em exercício de Guarabira, José Antônio de Lima (Zé do Empenho), agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância deste trabalho onde a sociedade pode acompanhar e fiscalizar os recursos aplicados no município.

Clique AQUI e confira mais fotos do evento.