Secretário anuncia disponibilidade de animais para de melhoramento genético em Guarabira

reuniãooMarcelo Bandeira afirmou que a Prefeitura cuidou destes animais, tornando-o saudáveis e disponíveis para os criadores rurais

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca de Guarabira, Marcelo Bandeira, anunciou durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável que a Prefeitura de Guarabira tem à disposição dos produtores rurais dois animais prontos para efetuar o melhoramento genético em seus plantéis.

Um bode da raça Bôer e um touro Gileiteiro foram adquiridos na administração passada. No entanto, ao assumir a Secretaria, Marcelo constatou que esses animais, de raça genética de qualidade, se encontravam em estado de abandono. Por isso, os animais foram levados para a propriedade rural do Sr. Ivan Félix, onde tiveram os cuidados de um veterinário, e agora estão devidamente prontos e disponíveis para efetuarem esse melhoramento genético.

De acordo com Marcelo, os animais já estão dando suporte na região dos sítios Maciel, Maciel de Cima e Caboclo.

Reunião com geóloga

O secretátio, juntamente com representantes rurais e religiosos, participaram de uma reunião, na manhã desta sexta-feira (19/07), na Associação dos Trabalhadores Rurais de Guarabira.

A reunião foi conduzida pela geóloga Mariana Borba e teve como objetivo criar uma formulação para a Conferência Territorial do Piemonte da Borborema, articulando os apoios, o regulamento e dando o encaminhamento para as ações que irão nortear estes trabalhos.

O Território do Piemonte da Borborema busca articular as ações dos municípios para a discussão e o enfrentamento dos problemas sociais através do desenvolvimento de ações para a implantação de políticas públicas que qualificam a vida das populações desses municípios. De acordo com Mariana, Guarabira se destaca e recebe os parabéns por envolver tanto o poder público quanto a sociedade civil nesta reunião, mostrando que está cumprindo seu papel como anfitriã desta conferência

No entanto, a geóloga lamenta a presença de apenas dois municípios, pois além de Guarabira, estiveram representações de Pirpirituba e Bananeiras. Para Mariana, todos os 20 municípios deveriam comparecer a esta reunião, que tem caráter territorial.