Secretários participam de reunião para implantação do programa Empreender GBA

reuniao_empreendergba01

Prefeito Zenóbio Toscano esteve presente e disse que programa deverá ser implantado no município já nos próximos meses

O prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano participou na manhã desta terça – feira (20/08) de reunião com técnicos responsáveis pela criação e implantação do programa Empreender Paraíba e Empeender João Pessoa com objetivo de conhecer a operacionalização do projeto e buscar medidas, a curto prazo, de colocar em prática o programa Empreender GBA.

José Gimar Battistuzzi e Ruy Ribeiro fizeram uma apresentação do projeto Empreender, desde a sua implantação por meio de lei que deverá ser enviada pelo executivo para a Câmara Municipal nos próximos dias, até os resultados atuais. A idéia do programa Empreender surgiu na gestão do, à época prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho e tinha objetivo de criar uma linha de crédito auto-sustentável que fosse direcionada à criação de pequenos negócios e que atendesse parte da população carente, que tem dificuldade no acesso às linhas de crédito das instituições financeiras.

De acordo com Ruy Ribeiro, o programa Empreender já foi implantado em mais de 20 cidades brasileiras, a exemplo de Recife, Petrolina, Cajazeiras, João Pessoa, Manaus, Osasco, entre outras e o seu formato é altamente sustentável, com índice baixíssimo de inadimplência que, segundo o próprio Ruy, “não são pendências, são contas à receber”.

Nos próximos dias haverá uma nova reunião onde os técnicos passarão para a administração municipal um esboço da lei que será encaminhada para o poder legislativo e, assim que for aprovada e sancionada a lei, o programa já poderá iniciar suas operações na cidade de Guarabira.

Para o prefeito Zenóbio, “a medida visa, entre outras finalidades, o fomento do comércio local por ocasião da circulação do dinheiro no próprio município, além da geração de renda e capacitação das pessoas que buscam aprimorar seu negócio, seja com investimentos para aquisição de equipamentos ou até mesmo para capital de giro”, disse.

O encontro aconteceu na secretaria de planejamento e contou também com as presenças da secretária de Planejamento Márcia Amaral, do secretário de Administração e Recursos Humanos Toni Alves e do secretário de Indústria e Comércio Robério Arnaud.

Outras Notícias