SELO UNICEF: Guarabira realiza I Fórum Comunitário e avança pela certificação

Após a adesão ao Selo UNICEF, o município de Guarabira avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário. O evento realizado entre as Secretarias de Saúde, Ação Social, Educação e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) ocorreu na terça-feira, 28/6, no auditório do Centro Educacional Edvardo Toscano.

A secretária de Saúde Harlanne Herculano participou da ação, juntamente com a secretária de Educação Andreia Cavalcante e Rosimar dos Santos, que representou o secretário de Ação Social Elias Asfora.

Durante a atividade rodas de conversas com crianças e adolescentes foram realizadas em três salas de aulas, com representantes da Saúde, Educação e Ação Social.

Para Graça Lima, representante da ASSERTE, que também esteve presente, este é um momento ímpar de construção coletiva e planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida das crianças e adolescentes do município de Guarabira. O 1º Fórum Comunitário é o momento estratégico do município para que ele se organize e planeje as ações de acordo com a sua realidade, olhando para os seus dados, seus pontos fortes e fracos e, principalmente, abrindo espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e outras instituições da sociedade civil.

Ao aderir ao Selo Unicef, Guarabira assumiu o compromisso de assegurar como prioridade políticas públicas para a infância e adolescência. A gestão municipal trabalha para fortalecer, cada vez mais, o acesso de crianças ao registro de nascimento no primeiro ano de vida, o atendimento ao pré-natal, campanhas de vacinação, a implementação da estratégia de busca ativa escolar. Assim, como as discussões que serão realizadas durante o Fórum Comunitário, vamos trabalhar para assegurar a melhoria dos indicadores de impacto social do município”, afirmou Clemilson França.

A articuladora do município, a psicóloga Ingrid Andrade, destacou que o 1º Fórum Comunitário marca o compromisso da gestão municipal com a causa da infância e adolescência. O ganho para o município é oferecer políticas públicas de qualidade implementadas a longo prazo que não fiquem restritas às ações desta edição do Selo, mas que possam continuar e perdurar como base para outras gestões políticas, para que nossas crianças e adolescentes tenham condições de vida satisfatórias.

Para garantir a participação popular no evento, a comissão intersetorial do Selo UNICEF convidou representantes de diversos setores da gestão e da sociedade civil. Ainda se fizeram presentes representantes do MAC (Movimento de Adolescentes e Criança), CRAS, Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, o vereador Nal Fernandes (Câmara M. de Guarabira). A mediação ficou por conta do palestrante da SMS Eduardo Guimarães.

Selo UNICEF – O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.