Senador Cícero Lucena participa de reunião do CONSIRES e dispõe recursos para construção de aterro sanitário

DSC03297O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, participou de mais uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CONSIRES), juntamente com prefeitos e representantes de mais 24 municípios, na manhã desta sexta-feira (28/02), no auditório do Centro Educacional Nossa Senhora da Luz, no centro da cidade.

No encontro foram debatidos assuntos referentes a apresentação de um estudo de viabilidade técnica com relação a implantação de equipamentos de destinação final de aterro sanitário para os municípios integrantes do CONSIRES.

Na oportunidade, foi apresentado aos presentes as principais etapas de elaboração de um plano municipal de gestão integrada que passará a ser um plano intermunicipal de atendimento a Lei da Política Nacional dos resíduos Sólidos e à Política Nacional de Saneamento Básico.

O senador Cícero Lucena marcou presença na reunião e exaltou os gestores que integram o CONSIRES por este projeto que irá solucionar o problema dos lixões, e propôs disponibilizar parte dos recursos de sua emenda, em torno de R$ 14 milhões, para contribuir na concretização deste projeto. Na oportunidade, o senador exibiu um documentário sobre o Lixão do Róger, mostrando um pouco do trabalho que foi feito e o que precisa ser feito, por parte do Consórcio, sediado em Guarabira.

A prefeita de Alagoinha, Alcione Beltrão, que também é presidente do CONSIRES, destacou o posicionamento de Cícero e ressaltou que, independente da recomendação do Ministério Público, é uma questão de consciência tomar a frente deste compromisso e resolver este problema. Para isto, também é importante que as escolas comecem a incentivar as crianças a desempenhar um trabalho de orientação ambiental.

A próxima reunião do CONSIRES ficou marcado para o próximo dia 14/03, ás 14h00, no mesmo local.