Serviços de recuperação do Frei Damião continuam com intensidade; estátua começa a ser lavada

DSC03134 Os serviços de recuperação do Santuário de Frei Damião continuam sendo tocados de forma intensa. As partes interior e exterior da estátua estão passando por pinturas e reparos; além da limpeza e capinagem de todo o pátio que compreende o grande monumento.

Na tarde desta terça-feira (8/10) uma equipe com especialidade em limpeza de edifícios entre outros objetos fixos de extrema altitude deram início a lavagem externa da estátua.

O Santuário também irá passar por uma nova e moderna iluminação; bem como serão instaladas ainda câmeras de vigilância eletrônica, sendo mais uma importante ferramenta que a Prefeitura de Guarabira, nesta atual gestão vem instalando nos principais órgãos públicos do município.

Desde que o Santuário foi erigido, há mais de oito anos, à época pela então prefeita Léa Toscano, que diversos romeiros e turistas de várias partes do país e do exterior visitam nosso município. Porém, por falta de uma divulgação mais consistente e de cuidados em sua infraestrutura o número de visitantes vinha diminuindo consideravelmente.

DSC03138É determinação do prefeito Zenóbio Toscano revitalizar todos os equipamentos públicos, patrimônio dos guarabirenses, que por descuido no passado necessitam de recuperação, reparos ou reformas imediatas. Como foram o caso das creches do município, dos ginásios de esporte, equipamentos culturais, a exemplo do museu, teatro e galeria de arte; e agora é a vez do Santuário de Frei Damião, segundo o prefeito, zelo e frequente divulgação serão prioridades neste importante ambiente de turismo religioso.

A inauguração do Memorial, que em seguida passou a classificação de Santuário foi realizada no final de 2004, quando aquela administração repassou para a Diocese de Guarabira em forma de comodato. Atualmente o local é administrado pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na pessoa do Frei Cláudio Simões Galdino.