Três gerações de cultura e regionalismo em apresentações da Semana de Arte e Cultura no Teatro Geraldo Alverga

Alunos do Prima, Coral Municipal e Mulheres do Cangaço revelaram o potencial do regionalismo 

Mais um grande número de pessoas prestigiaram na noite desta quarta-feira (28) as apresentações no Teatro Geraldo Alverga Cabral da I Semana de Arte e Cultura, promovida pela Prefeitura de Guarabira em parceria com a Universidade Federal da Paraíba.

Desta vez a noite foi marcada por três gerações que se apresentaram, sendo o grupo de crianças do Projeto Prima, os adolescentes e jovens do Coral Municipal, e as mulheres da terceira idade do Grupo de Mulheres no Cangaço do SESC/PB vindas de João Pessoa.

DSCF9997Regidos pelo maestro guarabirense José Carlos, os meninos e meninas do Projeto Prima puderam revelar parte do trabalho iniciado há pouco tempo junto aos instrumentos musicais como violinos e violoncelos, e que logo após se juntaram ao grupo do mesmo projeto que fazem parte do coral, e, unidos, entoaram grandes canções, como o clássico “Meu Sublime Torrão”. Em seguida foi a vez de o Coral Municipal realizar uma interativa e participativa apresentação com reconhecidos sucessos da MPB e do forró regional, como “Maria, Maria” de Milton Nascimento, e “Feira de Mangaio” imortalizado por Sivuca.

Clique aqui e confira mais imagens

DSCF0062Por último as “Mulheres do Cangaço” fizeram o público se animar ao representar as principais características nordestinas através de músicas regionais que vão desde ao baião de Luiz Gonzaga às músicas de domínio público como as tradicionais lapinhas.

Além das oficinas, palestras e exposições que estão acontecendo durante toda a semana, também estarão sendo realizadas nesta quinta (29) a edição especial, como parte da Semana de Arte e Cultura, do projeto Quinta Tem Talento – QTT, com a Orquestra Filarmônica José Siqueira da UFPB, na Praça João Pessoa. Já na Biblioteca Municipal, às 20 horas, haverá uma mostra de cinema paraibano.

A Semana de Arte e Cultura é fruto da assinatura de convênio de cooperação técnico-científico e pedagógico entre a Prefeitura Municipal de Guarabira e o projeto “Universidade no seu município” da UFPB. Também são parceiros o SESC/PB, o Colégio da Luz, a Diocese de Guarabira e Quilombola – Laboratório Visual.

O evento tem entre seus objetivos promover a produção cultural e artística da comunidade, levando atrações de importante gosto popular, como grupos folclóricos, palestras sobre literatura afro-brasileira e de cordel e as apresentações das orquestras filarmônica e de cordas da UFPB.

A atual gestão é amplamente reconhecida pelos cidadãos como a que mais está fazendo pelo setor cultural nos últimos anos, seja recuperando e reabrindo equipamentos culturais, como o próprio Teatro Geraldo Alverga, Centro de Documentação, Museu de Artes Sacras; ou investindo nos talentos da terra através da implantação de ateliê coletivo, e apresentações musicais pelo projeto Quinta Tem Talento, seja no Centro da cidade ou itinerantemente nos bairros, entre outros aspectos.